O Governo do Estado de São Paulo anunciou o retorno à Fase Vermelha do Plano São Paulo de Combate ao Covid-19, que estava até o dia de ontem na Fase Emergencial. Com isso torna-se possível a realização de atividades esportivas, dentre elas, o futebol profissional.
As partidas serão disputadas sem a presença de público e atendendo a novos protocolos de segurança, mais rígidos se comparados aos que já vinham sendo praticados antes da parada do campeonato estadual em 15 de março.
Ao todo, 16 medidas restritivas deverão ser adotadas pelos clubes entre elas, os atletas deverão se hospedar em quartos individualizados, antes dos jogos, e além deles, as comissões técnicas e a equipe de arbitragem deverão adentrar ao gramado utilizando máscaras, permanecendo com elas durante a execução do hino nacional, podendo descarta-las para iniciar o aquecimento. Os testes de PCR para detecção do Covid-19 deverão ser realizados a cada três dias. Havendo caso positivo detectado, o clube deverá providenciar o rastreamento de possíveis outros contaminados
As demais medidas, acham-se publicadas no site oficial da Federação Paulista de Futebol: www.futebolpaulista.com.br/noticias
De acordo com a Federação Paulista de Futebol, o campeonato retoma as competições já neste fim de semana. Os jogos obrigatoriamente terão início depois das 20 horas, para evitar aglomerações de pessoas nas proximidades dos estádios onde se darão as disputas.
Colaboração Geraldo José Costa Junior / Foto: Divulgação