Dizem os entendidos do assunto que a política é a arte de governar e de gerir os negócios públicos, bem como o próprio destino de uma cidade, sendo que a política não pode ser considerada somente como arte de governar como uma única função, já que está intimamente ligada a outras situações que compreendem o andamento da máquina administrativa dentro do contexto geral.
Dessa forma, o prefeito é o líder da administração de uma cidade, por isso, tanto o sucesso como o insucesso recaem sobre a sua pessoa na condição de administrador público e, além desse aspecto, não governa sozinho, além do que precisa contar com o auxílio de seus secretários nomeados por ele próprio, bem como dos vereadores eleitos pela população.
Se estiver em boa sintonia com a maioria dos vereadores que o apóia, a possibilidade de sucesso é mais que certa, principalmente no tocante às realizações de que necessitam seus habitantes. São inúmeras, entre elas, recapeamento das ruas e avenidas pavimentadas, saneamentos básicos, tratamento de água e esgoto, bem como a própria limpeza da cidade, a fim de que apresente um bom aspecto, tanto para os munícipes como para aqueles que vem de fora para passeios e outras finalidades.
Dessa forma, o prefeito é o cargo político responsável pela gestão dos municípios espalhados pelo Brasil, portanto, esse cargo representa o Executivo na esfera municipal. Nessas condições, o prefeito é o líder da administração de uma cidade, desde que esteja bem assessorado pelos auxiliares, através das secretarias, cada uma desempenhando seu papel a contento, para que haja uma administração que convença toda uma população.
O que é ser um bom prefeito? Entendemos que não há muita diferença entre administrar uma cidade e uma empresa. Os desafios, tanto para prefeitos como para empresários, incluem não apenas a gestão de recursos financeiros, como também outras situações dentro do complexo da administração pública, além do fato de que divergências são normais dentro desse campo administrativo.
Uma das palavras fundamentais para administrar bem é “confiança” dos eleitores sobre o andamento dos processos fundamentais da estrutura do próprio município, além da capacidade baseada em necessidade coletiva e controle dos valores exigidos na gestão serão indispensáveis para se obter bons resultados que beneficiem a estrutura física do município como base econômica e a própria qualidade de vida presenteada à população.
Gerir o erário público é outra arte em que as administrações precisam direcioná-lo da melhor forma possível, já que corresponde ao suor dos contribuintes, visando, efetivamente, realizar obras indispensáveis à população da sua cidade.
Quem quiser governar bem um país, deve primeiro governar a sua cidade, adquirindo a primeira experiência nesse campo administrativo. Quem quiser governar bem a sua cidade, deve aprender a governar primeiro a sua família e quem quiser governar bem a sua família, deve também aprender a governar a si próprio “Confúcio – pensador e filósofo chines”.
Se um prefeito for bem sucedido numa administração durante os quatro anos a que tem direito de acordo com a Lei e com a própria carta magna, tem a chance de se reeleger, desde que encontre apoio maciço dos eleitores, porque de acordo com a democracia a oposição faz parte desse jogo político dentro desse contexto e as divergências nunca deixarão de existir neste ou naquele aspecto.
Enfim, há de se esperar que os novos prefeitos de todo o país eleitos e empossados no dia primeiro do ano em curso sejam bem sucedidos nessa árdua missão.