A Alpine venceu domingo (10) as 6 Horas de Monza, quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC). O time, que tem como pilotos o brasileiro André Negrão e os franceses Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxiviere, travou grande duelo com a Toyota e passou a brigar pela vitória na prova italiana após os problemas enfrentados pela Glickenhaus, assumindo a liderança definitivamente na quinta hora.
Esta é a segunda vitória do time francês na temporada do mais importante campeonato de corridas de longa duração do mundo, igualando o resultado das 1000 Milhas de Sebring, que abriu a temporada. Mais do que isso, a vitória no tradicional circuito italiano ampliou para 10 pontos a liderança do trio franco-brasileiro no campeonato. A Alpine chegou a Monza com três pontos de dianteira.
“Vamos continuar acreditando”, disse Negrão. “Foi muito difícil, os Toyota estavam sempre muito perto, muito colados na gente. Mas a equipe fez um grande trabalho e conseguimos nossa segunda vitória no ano. Foi muito importante para nossas chances no campeonato. Ainda temos mais duas provas, Fuji e Bahrein e sabemos que a Toyota é favorita. Mas se chegamos até aqui na frente, vamos continuar trabalhando e acreditando”, comentou o brasileiro, logo após o encerramento da corrida.
A classificação do campeonato na categoria principal, a Hypercar, aponta Negrão, Lapierre e Vaxiviere, da Alpine, na liderança com 106 pontos, seguidos pelo Toyota de Hartley, Buemi e Hirakawa, que somam 96. O outro trio da Toyota, este formado por López, Kobayashi e Conway, soma 76 e ocupa a terceira posição. Pipo Derani, piloto da Glickenhaus segue em quinto com 46 pontos.
A próxima e penúltima etapa do FIA WEC será disputada no dia 11 de setembro, com a realização das 6 Horas de Fuji, no Japão.
Por E. Cortez / Foto: Instagram