Talvez o time do Boca Jrs/ARG desconheça a máxima: Não subestime o Corinthians. Mais uma vez, o Timão se superou e conseguiu uma classificação histórica, que o torcedor corinthiano guardará para sempre com carinho, no rol de suas melhores lembranças.
Bastante desfalcado de seus principais jogadores, o Corinthians foi à campo, diante do Boca Jrs, na noite de terça-feira (5), sabendo que teria de suportar a pressão do time argentino e de sua torcida, que, como sempre, lotou as dependências do estádio La Bombonera, em Buenos Aires.
Na primeira etapa, o Boca Jrs. partiu com tudo pra cima do Corinthians, que permaneceu acuado no seu campo de defesa, raramente aventurando-se ao ataque.
Ainda nos primeiros 45 minutos, o Boca Jrs poderia ter aberto o placar, quando o árbitro uruguaio Andrés Matonte, após consultar o VAR, marcou pênalti do zagueiro corinthiano Raul Gustavo sobre o meia Pol Fernandez.
Mas então, começou a ser escrito o roteiro de infelicidades do time argentino, especialmente, do atacante Benedetto, que desperdiçou a cobrança, batendo caprichosamente na bola que se chocou no pé da trave esquerda de Cássio e saiu para a linha de fundo.
Benedetto viria a perder outras oportunidades de gol, durante os 90 minutos, que poderiam ter mudado a história do jogo. Veio o segundo tempo, e o retrato da partida não se modificou: Boca Jrs. atacando sempre e o Corinthians se defendendo como podia. O time argentino continuou abusando do direito de errar nas finalizações. E o placar de 0x0, não se alterou até o final do jogo.
Na cobrança de pênaltis, brilhou a estrela do goleiro Cássio, do Corinthians, que fez duas defesas espetaculares e ajudou sua equipe a obter a classificação às quartas de finais da Copa Libertadores. O adversário do Corinthians, será o classificado do confronto entre Flamengo e Tolima/COL, que jogaram ontem à noite, no Maracanã.
Caso se confirme a classificação do Flamengo, já no domingo (10), corinthianos e flamenguistas terão um aperitivo do que poderá acontecer na Libertadores. É que Corinthians e Flamengo se enfrentam pela 16ª. rodada do Brasileirão Série A, na Arena Neo Química, a partir das 16 horas.
Colaborador: Geraldo Costa Júnior / Foto: Divulgação/Conmebol