Ego, reputação social e carência
►Todo mundo tem o ego inflado, isso é difícil de aceitar devido a ele mesmo. O que nos move diariamente a levantar da cama é o ego, a vontade de ser melhor que todos e se sobressair. Responsável por englobar toda nossa vida, sendo assim, o verdadeiro sentido da vida, o EGO.
►Reputação Social anda em conjunto com o ego, porém é algo derivado dele. Devido aos impactos no ego ao longo dos anos, a Reputação Social é um termo que mais se destaca. Cada vez mais nos importamos com ela. O motivo de não sermos mais aquelas crianças birrentas é o pensamento de reputação social, o como nos julgam com os olhos.
►Carência, o fator dado a necessidade de atenção constante. Levando em consideração o termo, nos moldamos a partir de nossos semelhantes e ações vividas. Nosso ego é movido pela atenção, tipo nosso combustível, não conseguimos viver sem, pois sem atenção não temos combustível para inflar nosso ego.
►Sem atenção, nossa mente repreende todos os pensamentos que precisamos expor por causa do ego, por isso que muitos artistas que dizem que eram solitários e assim usavam a arte como “porta dos fundos”, na verdade não são as portas dos fundos, e sim o desabafo do ego.
►Esses 3 fatores que expliquei de forma mal resumida, se interligam de forma simples. O ego sendo o líder de tudo. Sendo a responsável por toda nossa vida, ele nos dá a vontade de continuar vivendo, a alegria, a tristeza, todos nossos sentimentos são movidos pelo ego.
►A reputação social que é “filha” do ego sendo a responsável por nosso aumento de egocentrismo constantemente usando as outras pessoas, que definimos como inferior. E a carência, que também se torna companheira do ego, responsável por nossa moldagem de personalidade, sendo a principal pioneira no fator de nos tornar quem somos ao longo dos anos.
►Para quem gosta de Pokémon, um exemplo mais claro e cômico, imagina-se que o Ego é o Arceus, então ele vai e cria outros 3 pokémons, Giratina, Dialga e Palkia, pense que o Giratina é a reputação social e o Dialga é a Carência, o Palkia foi abortado, porque sinceramente, se você gosta do Palkia você precisa de um médico.
►Brincadeiras à parte, voltando ao raciocínio, mesmo o ego criando eles, eles têm papéis sólidos na nossa mente. Lembra muito aquele termo, “todo quadrado é retângulo, mas nem todo retângulo é quadrado”, pois o ego participa de tudo.
►E não, não temos como viver sem o ego, o ego é um “mal”- necessário, mas se você se sentir curioso, se não tivéssemos nosso ego, seriamos idênticos a um poste, literalmente, ficaríamos parados, sem movimento algum, enraizados, sem o ego não teríamos o por que sair vivendo por aí.
►Este texto foi escrito pelo aluno Luiz Reicher da Escola Estadual Heloisa Lemenhe Marasca e integrante da Uivantes Records, integrante da Rede Camões e tem finalidade pedagógica.
Foto: Divulgação