Quem passa pelo local constata uma área tranquila, agradável, arejada, com muitas árvores, daquelas típicas do interior que aguça a vontade de sentar, apreciar a natureza e bater um papo. Mas antigamente não era assim não. O espaço que fica na Rua 8A no Distrito de Ajapi em Rio Claro, estava abandonado, com mato alto, lixo e totalmente sem vida. Até que o casal Antonio Luiz Spicka e Isaura de Oliveira Spicka decidiu dar uma cara nova ao espaço e com o emprenho dos dois foi possível mudar a realidade. Começaram aos poucos, levou um tempo para que o local fosse ganhando outra imagem que agora agrada a todos que passam por lá. “A gente foi com a enxada, limpamos tudo, levou algum tempo, até chegar como está”, destaca o aposentado.
Foi trabalhoso e necessário muita dedicação, mas o desejo de ver a área transformada era maior. “A gente não para, rastela, carpe, arruma, mas tudo isso vale a pena”, salienta a dona de casa.
Hoje, é possível verificar a área arborizada, colorido, bancos e até brinquedos para as crianças que visitam o local, além da limpeza que é mantida diariamente por eles. “Fazemos tudo por conta própria, custos são nossos, nosso filho ajuda, mão-de-obra sou eu e ela, tem uma vizinha que ajuda na limpeza”, observa Antonio.
O casal fica satisfeito em poder contribuir de alguma forma com a sociedade. “Se cada um fizer a sua parte em qualquer questão, sem ficar somente esperando alguém fazer, já ajuda. E fazer esse trabalho nos ajuda muito mais, dá orgulho de ver. A gente vem todos os dias aqui. Para mim isso é tudo, vale a pena o sacrifício”, declara Isaura, deixando a mensagem sobre a importância de cada um fazer a sua parte, seja revitalizando ou pelo menos evitando que os espaços sejam degradados e são formas simples, como por exemplo fazer o descarte correto de lixo, evitando o acúmulo em praças e áreas verdes.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação