Uma comitiva do setor cerâmico de revestimento do Brasil, representada pela Aspacer, Sindiceram, Anfancer e empresários do setor, integrou uma missão empresarial na Europa com foco em pesquisas de “Energias do Futuro”. A missão, que ocorreu entre os dias 27 de junho e 1º de julho, teve como meta promover encontros, visitas e a interlocução com especialistas na vanguarda das soluções energéticas para que o setor esteja preparado para as transformações de um futuro mais sustentável.
A agenda englobou a Espanha e Dinamarca, com visitas a polos de hidrogênios, case de energia solar, visitação de unidade fabril com uso do hidrogênio cinza e reuniões com especialistas. “A missão faz parte da agenda do projeto ‘Iniciativa Anfacer + Sustentável’, onde a meta é transformar o setor de revestimento cerâmico brasileiro colocando a sustentabilidade no coração da estratégia de negócio”, explicou o diretor de Relações Institucionais da Aspacer, Luís Fernando Quilici, que fez parte da missão.
Durante a semana o grupo visitou locais na Espanha, como Centro Nacional do Hidrogênio e a Usina de hidrogênio verde da Iberdrola, a maior planta de hidrogênio verde para uso industrial da Europa.
Na Dinamarca, saindo de Copenhague e seguindo para Vandrup, a comitiva esteve na planta da Rockwool, empresa produtora de mantas térmicas e isolantes para a construção civil. O objetivo foi conhecer o projeto de descarbonização da empresa, que substituiu em 100% a sua matriz fóssil de transição (gás natural) para o biogás (gás natural renovável).
Ainda na Dinamarca, a comitiva brasileira de integrantes do setor cerâmico de revestimento visitou a fábrica do Grupo Consentino, a DH2 Energy, o grupo Dinamarquês Rockwool, e encerrou a missão na última sexta-feira (1º) visitando a Danfoss, empresa de engenharia multinacional dinamarquesa, onde conhececeu o Projeto Zero, reconhecido mundialmente por ter a ambição de mitigar as emissões de carbono apoiadas por um sistema de energia neutra até 2029.
Foto: Divulgação