José Roberto Lux, mais carinhosamente conhecido no meio esportivo como Zé Boquinha, está no coração do esportista rio-clarense, em especial, àqueles que acompanham e torcem pelo basquete.
Foi sob o seu comando, que o quinteto rio-clarense do então, Clube de Campo de Rio Claro conquistou aquele que, certamente é, o título mais emblemático da cidade, que tem no basquete as suas maiores glórias esportivas.
No ano de 1987, Zé Boquinha e seus atletas derrotaram o quase imbatível Monte Líbano e sagraram-se campeão paulista. Foi o primeiro de cinco títulos estaduais que Rio Claro ostenta no vitorioso currículo, que muito enche de orgulho o esportista da Cidade Azul. De volta à Rio Claro, em 1995, levantou os títulos do Campeonato Sulamericano e do Pan Americano.
Começou no futebol
Pouca gente sabe, mas, antes de ingressar no basquete, Zé Boquinha, foi um vigoroso quarto-zagueiro do time do União Agrícola Barbarense, de Santa Bárbara D’Oeste, na primeira metade da década de 1960. Como jogador de basquete, atuou por XV de Piracicaba, Tênis Clube de Campinas e Corinthians Paulista. Pela Seleção Brasileira foi medalha de bronze, nos Jogos Olímpicos Universitários, em 1967 e campeão sulamericano no Chile, em 1970.
Técnico vitorioso
Zé Boquinha iniciou a carreira de técnico de basquete em 1978, 3 anos após encerrar sua trajetória como jogador. Seu primeiro clube como treinador foi o Tênis Clube de Campinas, e já naquele ano conquistou o primeiro título, nos Jogos Abertos do Interior de Americana. Dirigiu os times do Flamengo, Corinthians, Monte Líbano, Sírio, entre outros. Foi com o Rio Claro Basquete que Zé Boquinha obteve as maiores conquistas de sua carreira. Além dos títulos mencionados acima, ganhou ainda a medalha de ouro dos Jogos Abertos de 1988 com a equipe de Rio Claro. Profundo conhecedor dos conceitos táticos do basquete, e extremamente determinado, tinha como principais características extrair o máximo do empenho dos atletas sob seu comando. Plenamente identificado com o time e a cidade de Rio Claro, Zé Boquinha, é sem dúvida, um dos principais nomes na história do esporte rio-clarense.
Merecida homenagem
A homenagem, que teve indicação do vereador Serginho Carnevale, aconteceu em sessão solene da Câmara Municipal de Rio Claro, na terça-feira (28). Zé Boquinha foi agraciado com a medalha de honra ao mérito/Cidade Azul, dedicada a quem prestou relevantes serviços à população rio-clarense.
Aposentado das quadras, como técnico, atualmente Zé Boquinha trabalha como comentarista para o canal ESPN.
Colaboração Geraldo José Costa Jr. / Foto: Divulgação