Com 99,78% das urnas apuradas, está confirmado o segundo turno entre os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT).
Bolsonaro teve 46,09% dos votos válidos e Fernando Haddad (PT), 29,19%. Os dois voltam a se enfrentar no dia 28 de outubro.
Em terceiro lugar está Ciro Gomes (PDT), com 12,48%. Ele é seguido por Geraldo Alckmin (PSDB), com 4,77%, e João Amoedo (Novo), com 2,51%. Os votos em branco somam 2,65% e, os nulos, 6,14%. A bstenção registrada é 20,32%.
Rio Claro
Na Cidade Azul, o candidato Bolsonaro foi o mais votado em disparada, com 65% dos votos. Em segundo lugar, ficou o candidato Ciro Gomes (PDT), com 10,48%, seguido por Fernando Haddad (PT), com 8%, Geraldo Alckmin (PSDB), com 7,72%, e João Amoêdo, com 4,02%.
Corumbataí
Bolsonaro também liderou em Corumbataí, com 65,9% dos votos válidos e, em segundo, Geraldo Alckmin (PSDB), com 15%.
Bolsonaro
Em vídeo divulgado ao vivo nas suas redes sociais, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) convocou os eleitores para a disputa do segundo turno e não concedeu entrevista a emissoras de televisão.
“Temos de acreditar no nosso Brasil. Não podemos nos recolher. Faltam três semanas”, disse em transmissão pelas redes sociais, acompanhado do economista Paulo Guedes, seu assessor econômico na campanha e eventual ministro da Fazenda em caso de vitória.
Ele ainda agradeceu aos brasileiros pelos votos que recebeu.
Bolsonaro venceu em quatro regiões do país, perdeu somente no Nordeste. “Tenho certeza que ampliaremos esta vantagem no segundo turno”, disse. Bolsonaro disse que irá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para cobrar soluções sobre problemas em urnas eletrônicas durante a votação deste primeiro turno.
Haddad
No primeiro pronunciamento após a confirmação da disputa de segundo turno, o candidato Fernando Haddad (PT) afirmou haver “muita coisa em jogo” no pleito deste ano e sinalizou a busca de apoio nas próximas três semanas de campanha. “Esta eleição coloca muita coisa em jogo. O próprio pacto da Constituinte de 1988 está em jogo em função das ameaças que sofre quase diariamente”, afirmou.
A declaração foi dada em um hotel no bairro do Paraíso, em São Paulo, na presença de apoiadores, correligionários e aliados, incluindo a candidata a vice-presidente na chapa, Manuela d’Ávila (PCdoB), e integrantes do PROS.
O petista afirmou já ter conversado por telefone com Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (PSOL) e Marina Silva (Rede). Segundo a assessoria do candidato, não foi definida agenda de conversas para viabilizar o apoio deles.
Por Vivian Guilherme