Se o mal do século já foi a depressão, hoje certamente é a ansiedade. E não é pra menos, com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo. O livro “No Meu Caos, Ela”, da autora Rani Gouveia traz uma abordagem bastante incomum a este importante tema.
Rani, que teve como primeiro livro Garota Astronauta, costuma abordar o pequeno universo interno e emocional de seus personagens de forma peculiar. A junção desse mundo interno confuso e desafiante, com as escolhas e ação da vida real geram um equilíbrio dinâmico. O leitor, por vezes, se diverte em cenas de aventura com personagens marcantes e fortes, já em outras, sofre as dores de seus protagonistas, gerando uma montanha russa de emoções.
Rani é nascida na capital paulista, porém criada em Rio Claro, formada em Fotografia, área que atua juntamente com a escrita. Foi finalista no concurso literário, Wattys 2021 e já tem publicados dois contos em coletâneas, e quatro livros entre e-books e físicos. Suas obras são repletas de referências temporais de sua infância e gostos pessoais no mundo do cinema e da música. O perfil da autora no instagram é @autoraranigouveia.
O livro
O protagonista, Dante Sanchez apresenta um quadro de bipolaridade, e precisa lidar com as constantes crises de mania ou de depressão. Em cada uma, sua forma de vivenciar é afetada por uma ansiedade palpável, e o leitor com certeza se verá em alguma dessas situações, seja em uma frustração inesperada ou naquele friozinho na barriga, com o primeiro relacionamento.
Em “No Meu Caos, Ela”, por exemplo, a autora tomou alguns grandes ícones do cinema como referência. Como as franquias de filmes, Rocky, Mercenários e Clube da Luta, além de muitas referências ao rock dos anos 80 e 90. Dante incorpora o irreverente charme de heróis de ação, e, através das artes marciais, traz uma aura masculina bem marcante. Mas é claro que para usar desta fonte é preciso adicionar uma dose de imprudência, e certamente a personagem que mais sente as consequências das escolhas erradas de Dante é Rebecca.
Dante e Rebecca são um casal. Eles se conhecem ainda na adolescência e enfrentam diversos obstáculos para manter um relacionamento em meio a vários problemas familiares da garota. Rebecca, uma florista por paixão, tem uma vida calma e sem grandes emoções, o que contrasta com o ritmo perigoso de Dante. Já Dante, passa por várias fases, e mesmo sua primeira profissão sendo a de professor de muay thai na academia que iniciou a carreira no esporte, por desatinos da vida acaba caindo nas lutas ilegais, e depois de muitos altos e baixos, tem funções mais perigosas ainda, que prefiro deixar em mistério para quem lê o livro.
O livro No Meu Caos, Ela é intenso e apaixonante, além de conseguir tratar de temas profundos e complicados de forma leve. Rani Gouveia acertou a mão tanto para fãs de um bom romance, quanto para quem prefere os filmes de ação cheios de reviravoltas. Sua leitura fará com que qualquer pessoa anseie por um pouquinho mais desse universo caótico dos personagens.
“No Meu Caos, Ela” está disponível na Amazon Kindle em ebook. E em formato físico será exposto na Bienal do Livro de São Paulo, dos dias 02 a 10 de Julho, no stand da PS Edições.
SESSÃO DE AUTÓGRAFOS
No dia 03 de julho, às 17h30, haverá uma sessão de autógrafos com a autora, para quem quiser adquirir o seu exemplar. O evento acontecerá no Expo Center Norte. O livro tem apoio da Prefeitura e Secretaria Municipal de Cultura.
Foto: Divulgação