Rio Claro completou 195 anos na última sexta-feira (24). Entre suas atividades geradoras de emprego está o setor industrial que conta com 25.951 empregos mantidos pela indústria, sendo que 12% deles (3.112) estão ligados diretamente à indústria cerâmica. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), que tem como referência até o mês de abril deste ano, que registra na cidade o total 65.508 postos de trabalho.
O volume de empregos também registrou aumento em Rio Claro entre os meses de janeiro a abril deste ano. Em 2021, haviam 2.995 postos de trabalho na indústria cerâmica, e em 2022 o setor registrou, no mesmo período, um aumento de 4%, passando para 3.112 trabalhadores formais.
A cidade de Rio Claro conta hoje, com três industrias cerâmicas que fazem parte da Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (ASPACER): Cerâmica Delta, Cerâmica Savane e o Grupo Cristofoletti.
De acordo com o diretor de Relações Institucionais da ASPACER, Luís Fernando Quilici, o setor indústria cerâmico tem uma função de extrema importância dentro do contexto sócio econômico da região, pois reponde atualmente por 3.112 empregos diretos somente em Rio Claro. “ Os números sobre empregos da indústria cerâmica vão muito além dos dados estatísticos setoriais, tendo em vista que toda cadeia produtiva envolve insumos, máquinas, transporte, varejo e o próprio setor de mineração. Dessa maneira, podemos concluir que o impacto na geração de empregos provocados pela indústria cerâmica tem uma abrangência muito maior na economia”, pontuou.
Região
O número de empregos gerado no Polo Cerâmico de Santa Gertrudes, registrou um crescimento de 32% nos últimos 10 anos. De acordo com a ASPACER, dentro das cidades que compõem o polo (Limeira, Piracicaba, Ipeúna, Rio Claro, Santa Gertrudes e Cordeirópolis), foram registrados em 2012, 8.913 empregos diretos na indústria cerâmica. No entanto, neste ano, até este mês de abril, o número registrado de empregos atingiu a marca de 11.739, o que converge para um crescimento de 32% no índice de empregos, ou seja, mais 2.826 postos de trabalho foram gerados na região.
Foto: Divulgação