Com partidas marcadas para o estádio Benito Agnello Castellano, o Benitão, a temporada do futebol amador de Rio Claro, tem início neste final de semana.
Ontem, na abertura do Torneio Master 5.0, jogaram no período da tarde, as equipes do Esporte Clube Vasco da Gama B e da Associação Atlética Santana, reunindo duas mais tradicionais e vitoriosas equipes do futebol amador rio-clarense.
Hoje, no domingo festivo, em que Rio Claro ainda vive a alegria da comemoração dos seus 195 anos, começa também as disputas do Campeonato Amador 2022.
Frente a frente, estarão as equipes da Associação Atlética Boa Vista e do Esporte Clube Vasco da Gama. O jogo, valendo pela Série Ouro, terá início às 8 da manhã.
É esperado um grande público para assistir à partida entre duas equipes que vem se destacando bastante na história recente do futebol amador de Rio Claro.
Por um lado, o Boa Vista, que nos últimos anos, conquistou títulos importantes e um espaço cativo no rol dos grandes campeões, enchendo de orgulho e entusiasmo os seus torcedores.
E por outro lado, o tradicional “Vasquinho”, como é carinhosamente chamado pelos seus adeptos, e esportistas mais antigos de Rio Claro, O EC Vasco da Gama, que teve origem na Vila Alemã, onde ficava localizado o estádio Dr. Paulo Koelle, e hoje, está instalado no Jardim Village, com o estádio que leva o mesmo nome.
UM POUCO DE HISTÓRIA
O Vasco da Gama, do Seu Otávio Cajubi, que foi grande batalhador e abnegado da agremiação cruzmaltina de Rio Claro, nos anos 1960, 1970 e 1980, época de ouro do futebol amador rio–clarense, em que a equipe vascaína da Cidade Azul, revelou craques para o futebol profissional, a exemplo dos saudosos Patola, meia esquerda, eterno ídolo da torcida velista, e considerado por muitos, o maior camisa 10 da história centenária do Velo Clube, além de Guto Bagattini, zagueiro de muita raça, campeão mundial de juniores, em 1983, com a seleção brasileira, tendo defendido também o EC XV de Novembro de Jaú-SP e C.R. Flamengo-RJ. Entre os atletas revelados pelo Vasco da Gama de Rio Claro, também está o zagueiro Valentim, dono de uma técnica apurada, que atuou pelo Velo Clube, como titular absoluto da equipe, na primeira metade da década de 1980.
O futebol amador de Rio Claro, de tão rica história, é sempre uma agradável opção de lazer nas manhãs de domingo, em Rio Claro. Então, vamos lá torcer e prestigiar a festa do futebol genuinamente rio-clarense!
Colaboração Geraldo José Costa Jr. / Foto: Divulgação