A tragédia foi registrada por volta das 15 horas dessa terça-feira (21), em trecho da Avenida Armando Salles de Oliveira, em Piracicaba, uma das mais movimentadas da cidade. O coletivo que fazia a linha Centro-Vila Sônia era ocupado por cerca de 40 passageiros, muitos tinham acabado de sair do trabalho e seguiam para casa, até que foram surpreendidos com o ataque de um indivíduo que havia entrado no coletivo no Terminal Central de Integração.
No segundo ponto, dois quarteirões após o ponto de saída ele iniciou o ataque, sem avisar. “O ônibus estava saindo do terminal, ele chegou, bateu na porta e entrou, parecia estar embriagado, mas até então aparentava um passageiro normal, ninguém imaginava que isso aconteceria”, contou um jovem que estava no ônibus e chegou a ser alvo do autor. “Ele se levantou e já começou a desferir as facadas nas pessoas, atingiu um amigo meu que estava do meu lado, a gente estava na última fileira. Chegou a vir para cima de mim, mas consegui desviar e empurrá-lo”, relata o momento do desespero.
O indivíduo de 52 anos acabou atingindo pelo menos seis pessoas, três morreram na hora, sendo duas mulheres e um homem, as outras três foram socorridas. “Uma das mulheres tentou ainda defender uma senhora e acabou atingida e morrendo”, contou a testemunha.
Diversas viaturas foram acionadas para atendimento da ocorrência. Equipe do Baep que estava bem próximo do local, chegou muito rápido. Vídeo que circula na internet mostra o momento em que os policiais militares chegam e fazem a negociação com o indivíduo que acaba sendo contido e preso no local. “Tivemos que usar nossas técnicas, visto que, a princípio, ele tentou resistir. Foi uma cena caótica, mas o trabalho permitiu a prisão”, explicou o 1º PM tenente Algarra, do 10º Baep.
Familiares de passageiros ficaram em desespero e em choque ao ficarem sabendo da notícia através de vídeos e fotos que circularam imediatamente nas redes sociais.
Polícia Civil, com delegada, investigadores e equipe de perícia estiveram na cena do crime e iniciaram as investigações. Apenas o nome de Roseli Ramalho, funcionária do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba, foi confirmado como uma das vítimas. Os nomes e idades das demais vítimas ainda não tinham sido divulgados até o fechamento desta edição. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML).
NOTA
Em nota, a TUPi Transporte se manifestou nas redes sociais: “com profunda tristeza, manifestamos apoio e solidariedade às vítimas e seus familiares da tragédia acontecida na tarde desta terça-feira, 21, na Linha 444 – Sônia/ centro. Informações indicam que uma pessoa atacou deliberadamente quem estava em sua frente com uma faca vitimando pessoas e ferindo outras causando pânico generalizado. O homem foi preso e a TUPi está acompanhando o caso e em contato com as autoridades locais e a prefeitura municipal”.
O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e região comunicou a todos que a sede e o clube recreativo estarão fechados no dia 22, por motivo de luto, em decorrência do falecimento da funcionária Roseli Ramalho.
Por Janaina Moro / Foto: Diário do Rio Claro