Sustentabilidade é uma das palavras chaves do mundo atual, preservar o meio ambiente com sabedoria, utilizando seus recursos de forma correta e consciente, evita crises não só no clima, mas também na economia, a fim de que as futuras gerações estejam protegidas e vivam de forma mais harmoniosa com a natureza.
Os supermercados também podem promover ações de sustentabilidade, sendo também responsabilidade do setor varejista trabalhar para preservação dos recursos de nosso planeta de forma sustentável. Agindo dessa forma podem ser referência em sua região e revolucionar seu estabelecimento.
Precisamos saber em primeiro lugar o conceito de sustentabilidade, ou seja, definimos de modo geral o termo como o uso de ações que não prejudiquem o meio ambiente e que permitam o crescimento econômico de determinada região.
Como exemplo de práticas sustentáveis podemos citar uma região com muitas árvores, onde é utilizada as madeiras fazendo o corte seletivo e replantando outras árvores em reposição aquelas que foram cortadas. Um exemplo de práticas não sustentáveis é cortar as árvores sem qualquer cuidado, prejudicando o solo e o ecossistema da região.
No caso dos supermercados promover ações de sustentabilidade visa garantir a fidelidade de seus consumidores, pois os mesmos estão cada vez mais preocupados com o meio ambiente e apoiam marcas que demonstram esse cuidado com o planeta, sendo assim, investir em sustentabilidade para os supermercados significa investir na captação da clientela e com isso o número de vendas é otimizado.
Os investimentos diretos em ações sustentáveis promovem uma melhoria da imagem do supermercado, aprimora a experiência geral do cliente, é exemplos para a concorrência e a comunicação com os fornecedores e a firmação de parcerias fica mais vantajosa.
A redução de gastos também é um beneficio dos supermercados que investem na educação da equipe, porque as contas de água e luz diminuem os valores, economizando em bom dinheiro. A implementação de painéis solares também é outro exemplo de recurso que ajuda na economia.
Para promover a sustentabilidade nos supermercados é necessário seguir algumas dicas, como estudar como a loja encontra-se na atualidade, observando quais as práticas sustentáveis adotadas no dia-a-dia pela equipe e verificando em quais pontos é possível melhorar e quais os recursos mais caros para o estabelecimento. Outra dica é fazer reciclagem, um descarte correto de todos os produtos, ajuda muito o meio ambiente e também pode gerar retorno financeiro para o supermercado, também como dica o estabelecimento pode promover ações de zero desperdício, pois todo “lixo” gerado é desperdiçado, sendo que, muitos quilos de produtos são jogados fora. Politicas de desperdício zero devem ser implementadas, comercializando por um valor mais baixo os produtos próximos ao prazo de validade, ou doando os mesmos para instituições e os estragados encaminhar para compostagem e reciclagem.
O uso de ecobags deve ser incentivado pelo supermercado, pois as sacolas plásticas são um grande perigo para os ecossistemas marinhos. Outra alternativa é o supermercado comercializar as ecobags em parceria com artesãos locais e costureiros, estimulando o uso das mesmas pelos seus clientes.
Investir em painéis solares e outros recursos de tecnologia de varejo é uma boa pedida para obter um retorno financeiro, economizando com a energia elétrica e contando com a energia solar, que é a energia do futuro.
Os supermercados podem ser incentivadores do descarte correto de materiais, como esmaltes, pilhas e produtos químicos em geral, que prejudicam demasiadamente o meio ambiente e são altamente contaminantes em contato com o solo.
E para concluir, o supermercado tem que investir na educação da clientela e da equipe, informação muitas vezes é tudo. Utilizar recursos como painéis nas paredes, panfletos, músicas no ambiente e avisos entre as músicas da importância de cuidar do meio ambiente, entre outros.
Os supermercados que promoverem ações sustentáveis com certeza irão promover a imagem de seu negócio e serão exemplos de que em todos os lugares pode-se promover ações para um mundo mais sustentável.