A empresária Patrícia Carolino dos Santos está otimista para a data mais romântica do ano e que promete movimentar a economia. Ela que tem uma loja de roupas no Jardim das Palmeiras diz que as vendas acontecem não somente para quem pretende presentear, e sim para as produções especiais para o dia. “Não estão comprando apenas para presentear, e sim curtir um jantar, um passeio. Vendo roupas femininas e minhas clientes já começaram a comprar antes pensando no Dia dos Namorados, para mim está sendo diferente. Já teve marido que veio a procura de blusas, jaquetas para presentes, mas a minha venda particular está sendo maior na expectativa de sair, o que não pode acontecer no ano passado, quando estava tudo fechado. O casal agora está se preparando para sair junto e curtir algum ambiente do que presentear, mas eu acabo vendendo também”, destaca.
Patrícia ressalta que espera aumentar as vendas em 70%. “A mudança climática também tem ajudado. Então a expectativa está muito boa, melhor do que o ano passado que estávamos em período mais crítico da pandemia, abre e fecha comércio. Esse ano está sendo bem melhor desde o início do mês já vimos alteração nas vendas”, observa.
O Dia dos Namorados é uma data especial para o comércio varejista, pois contribui para este aumento das vendas. “Nesse período, há incremento de vendas de produtos de valor agregado alto. Em consulta aos associados da ACIRC, observamos que há forte demanda por aparelhos celulares, joias e relógios, perfumaria, calçados e vestuário. É nessa data especial que também movimenta os restaurantes, as reservas já foram feitas. A ACIRC apoia o consumo local, afinal temos comércio forte e super diversificado. Junto aos lojistas, observamos em nossa consulta que há forte expectativa positiva para que se venda mais nesse ano em relação ao ano passado”, avalia o Presidente da Acirc Antonio Carlos Beltrame.
De acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) as vendas para o Dias dos Namorados neste ano devem alcançar R$ 2,49 bilhões, semelhante a 2019 em que as vendas do varejo atingiram 2,47 bilhões, já em 2020 o setor registrou queda histórica de 21,5% na comparação com o ano anterior, com movimentação de R$ 1,94 bilhão. Em 2021, houve avanço de 32,2% em relação ao ano anterior, com recuperação nas vendas do Dia dos Namorados.
Os preços de bens e serviços associados ao Dia dos Namorados, de acordo com a CNC, devem estar, em média, 10,7% mais altos do que no mesmo período do ano passado. O levantamento da CNC aponta que na cesta de 20 produtos pesquisados, a maioria está com valores mais altos que no ano passado, como pacotes turísticos (21%), roupas masculinas (20,6%), flores naturais (19,4%) e artigos de maquiagem (18,4%). De acordo com a Confederação, o dia dos namorados é a sexta data comemorativa mais importante do varejo, em termos de movimentação financeira. Vestuário, calçados e acessórios devem ser os produtos mais procurados.
Comércio de rua
O comércio de rua tem horário especial neste sábado (11) para incentivar as vendas e garantir melhor comodidade aos clientes. Horário será das 9 às 18 horas.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação