Conhecida como Black June, a festa que reúne elementos da cultura negra com tradições juninas há mais de 15 anos, terá sua próxima edição sábado e domingo (12), na Avenida Ulysses Guimarães, entre as avenidas 22A e 24A. O evento tem o apoio das secretarias municipais de Turismo e de Cultura. No sábado, será a partir das 19 horas e, no domingo, começará às 12h30.
Atrações como feira de gastronomia, Feira das Pretas, afroempreendedorismo e ModaAfro também se destacam na festa que terá 10 stands de alimentação e 8 expositores de roupas, artesanatos, entre outros. “É preciso enfatizar a importância da rentabilidade para os afroempreendedores que, todos os anos, colocam suas barracas na Avenida Ulysses Guimarães para levar o sustento a toda sua família”, ressalta Davi Romualdo, idealizador da festa e membro da Família Bronx. Ele ainda explica que “o objetivo da Família Bronx com a Black June é que esses afroempreendedores consigam se organizar de tal forma que os trabalhos desenvolvidos se tornem auto-sustentáveis, a ponto de formar uma rede de geração de renda além de proporcionar encontros entre os empreendedores da comunidade negra”.
Mesclando os princípios tradicionais das festas juninas, incluindo gastronomia, decoração, bandeirolas, correio elegante e brincadeiras, com os elementos da cultura negra, a Black June, que é realizada desde o ano de 2009, já reuniu ao longo de suas 11 edições mais de 100 mil pessoas de diferentes localidades.
“O evento tem como primícia proporcionar aos moradores de Rio Claro e de outras cidades paulistas o acesso aos bens artísticos, se utilizando dos locais públicos, como as praças na Av. Ulisses Guimarães, para revitalizar e ressignificar seu uso, criando novos espaços para atividades culturais”, afirma Davi. A festa é organizada pela Família Bronx, coletivo que, ao longo de sua trajetória, vem desenvolvendo trabalhos para fortalecer a auto-estima, a identidade e o sentimento de pertinência individual e coletiva da comunidade negra da região. Como o evento acontece há mais de 15 anos, Davi ressalta que ele já foi área de descoberta e desenvolvimento de novos talentos artísticos de toda a região, como o Grupo Jeito Simples, Arte Resenha, Samba em Prosa, Choro no Coreto, Julio Nery, Junião, Jorge Soares, Amigos do Dito. Na Black June também já se apresentaram grupos tradicionais como a Escola de Samba Grasifs – Voz do Morro e o Jongo Dito Ribeiro, além de artistas consagrados nacionalmente, a exemplo de Leci Brandão, Dexter, Walmir Borges, SNJ, Dj Easy Nylon, Quinteto em Branco e Preto, DJ Dan Dan, Reinaldo entre outros.
“A Black June é muito mais do que uma festa, é um meio de promover a reflexão sobre as construções sociais, políticas, históricas e culturais da população negra do interior do Estado. É um marco nas atividades municipais da comunidade Negra local”, diz Denis Ferreira, idealizador da Black June e membro da Família Bronx. Em 2012 o evento entrou no calendário oficial de festividades do município de Rio Claro com a Lei n° 4394/12, apresentado pelo então Vereador Sérgio Desiderá. E, em 2018, no calendário turístico estadual pela Lei 16644/2018, assinada pelo deputado Aldo Demarchi e pelas deputadas Márcia Lia e Leci Brandão. Leci inclusive, se apresenta na edição deste ano da Black June.
“Queremos comemorar 16 anos com a grandeza que a cidade e a comunidade Negra merecem’’, afirma Denis Ferreira.
Foto: Divulgação