Em seu mês de aniversário, junho, a cidade de Rio Claro será palco do lançamento no interior da Jornada de Transformação Digital. O projeto, que será apresentado na cidade pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), pretende beneficiar gratuitamente 40 mil micro, pequenas e médias indústrias.
O projeto oferece suporte de consultores especializados do Sebrae e do Senai para diagnóstico e identificação da necessidade de melhorias, que podem aumentar em até 50% a produtividade individual de cada empresa. A jornada é dividida em oito etapas. As duas primeiras são conduzidas pelo Sebrae e envolvem uma revisão do processo produtivo e do modelo de negócio. As outras seis etapas ficam a cargo do Senai e envolvem temas como manufatura enxuta, eficiência energética, digitalização, automação e indústria 4.0. A jornada é 100% gratuita e prevê ainda suporte para que as indústrias que necessitem possam elaborar projetos para solicitar financiamento para investir em melhorias tecnológicas.
De acordo com dados do Ciesp, hoje 92% das 53 mil indústrias paulistas são de pequeno e médio porte e a maioria não tem condições técnicas e financeiras para fazer este tipo de diagnóstico e transformação sozinha
“Nós não podemos ficar para trás. Precisamos apoiar as nossas indústrias para que não percam a competitividade. No mundo todo, as transformações estão acontecendo de forma muito rápida e surpreendente”, disse Rafael Cervone, presidente do Ciesp, que apresentará o projeto a empresários, ao lado de diretores do Senai e Sebrae. Cervone será recebido pelo diretor regional do Ciesp em Rio Claro, Anselmo Ariza Quinelato.
O evento
Rio Claro é a 1ª das 42 regionais do Ciesp a receber a Jornada. A cidade estreará o roadshow, evento itinerante que contará com uma carreta customizada em frente ao Ciesp Rio Claro (entre os dias 10 e 15), onde os empresários da região poderão tirar dúvidas e se inscrever para participar da Jornada.
Durante o lançamento, o Senai-SP também estará presente com sua Escola Móvel de Conectividade 5G, que estará aberta ao público para demonstrações de uso e aplicação da tecnologia viabilizados pela conectividade, com exemplos do uso da tecnologia 5G, o que é demonstrado com objetos 3D de madeira, vidro e esfera magnética.
Também haverá um ambiente metaverso para os empresários conhecerem os projetos.
Foto: Divulgação