Sentir-se em harmonia e conectado com seu lar é de suma importância para o bem-estar físico e mental. Para criar um ambiente confortável e seguro, muitas vezes mudanças na decoração e até mesmo na posição dos móveis são feitas, alterações essas que podem seguir os princípios do Feng Shui, uma técnica chinesa milenar que, além de equilibrar a energia da casa, promete energizá-la. Para ajudar os iniciantes no assunto, a Karis Brito, consultora holística de organização e interiores em São Paulo cadastrada no GetNinjas, maior aplicativo para contratação de serviços do Brasil, elencou dicas sobre a aplicação do Feng Shui.
Afinal, o que é Feng Shui?
Primeiramente, Karis esclarece que Feng Shui não tem nenhuma ligação com religião. Trata-se de uma técnica chinesa milenar de harmonização dos espaços. Com o Feng Shui é possível identificar padrões vibratórios de energia de um determinado local — através da leitura da planta baixa e da observação — e harmonizar seus espaços garantindo bem-estar e equilíbrio mental e espiritual para os moradores do imóvel.
Quais são os benefícios?
“A nossa casa é como a nossa alma, reflete nossa essência e nosso estado de espírito!”, explica a consultora. Sendo assim, ao harmonizar a energia do lar com o Feng Shui, os moradores podem ter inúmeros benefícios, tais como: ter mais saúde, melhorar a carreira, obter prosperidade, ter mais criatividade e concentração, solucionar problemas de relacionamento, conquistar realização pessoal, aumentar o foco e cultivar o otimismo. Entretanto, o primeiro passo para conquistar tais benefícios é depositar intenção e confiança ao seguir o Feng Shui.
Como aplicar no home office?
“No home office é importante que a mesa esteja posicionada de uma forma em que a pessoa sentada veja quem está entrando no local; é o que chamamos de posição de comando. Precisamos estar na posição de comando para que nossa vida flua e a gente consiga tomar as rédeas da vida. Porém é preciso evitar que o móvel fique de costas para a janela, pois essa é uma posição desfavorável para o sucesso. Outra posição que deve ser evitada é a de manter a mesa de frente para a porta de entrada, pois dessa forma, há muito desgaste de energia e a pessoa pode se sentir cansada e ter falta de foco e ânimo para trabalhar”, aconselha Karis.
O que evitar
Segundo o Feng Shui, a cozinha e o fogão simbolizam prosperidade, e por isso, é preferível manter o espaço sempre limpo e evitar usar apenas uma das bocas do eletrodoméstico. Além disso, outras organizações devem ser evitadas, como: posicionar o sofá de costas para a porta de entrada ou posicionar sofá, cama, mesa de costas para a janela.
Foto: Divulgação