O Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) lança na próxima sexta-feira (10), para Rio Claro e região, a Jornada da Transformação Digital, projeto idealizado em conjunto com a Fiesp e encabeçado pelo Senai e o Sebrae, que visa oferecer gratuitamente suporte técnico especializado para que micro, pequenas e médias empresas possam se digitalizar.
Rio Claro é a 1ª das 42 regionais do Ciesp a receber a Jornada. A cidade estreará o roadshow, evento itinerante que contará com uma carreta customizada, onde os empresários da região poderão tirar dúvidas e se inscrever para participar da Jornada. O roadshow percorrerá várias regionais do Ciesp nos próximos meses para lançar a Jornada para empresas de todo o estado.
Segundo Rafael Cervone, presidente do Ciesp que irá apresentar o projeto em Rio Claro, a Jornada vai apoiar empresas com faturamento de até R$ 8 milhões por ano. Ele lembra que das 53 mil indústrias paulistas, cerca de 92% são micro e de pequeno porte e que a maioria não teria condições técnicas, nem financeiras, para fazer sozinha este tipo de transformação, o que ficou ainda mais difícil após o impacto da pandemia de covid-19 e com o cenário econômico hostil que o país e o mundo vivem.
“Nós queremos convidar todos os empresários da indústria da região de Rio Claro para participarem do nosso evento de apresentação, onde vamos explicar como funciona a jornada. Todos os industriais serão muito bem-vindos, não importa o tamanho da empresa”, disse Cervone, que estará acompanhado pela diretoria do Senai, do Sebrae e pelo diretor regional do Ciesp em Rio Claro, Anselmo Ariza Quinelato.
Um projeto-piloto da Jornada demonstrou que a produtividade das indústrias pode aumentar até 50% a partir das melhorias propostas. A meta da jornada é alcançar cerca de 40 mil empresas em quatro anos.
Como funciona a Jornada da Transformação Digital
A Jornada conta com consultores treinados do Senai e do Sebrae e é um projeto de longo prazo, que está respaldada em oito etapas que se iniciam com um diagnóstico para a otimização dos processos e uma revisão do Modelo de Negócios, considerando as tendências de mercado.
Nas etapas mais avançadas que se referem à automação, digitalização, integração e implantação do sistema de indústria inteligente (indústria 4.0), a Jornada também oferece suporte para que as empresas possam elaborar seus projetos de forma que consigam solicitar linhas de financiamento para a aquisição de equipamentos e softwares.
Foto: Rede Social