Rio Claro registrou na semana passada 130 casos de Covid, mais do que o dobro dos 62 casos registrados na semana anterior. A Fundação Municipal de Saúde reforça que a maneira mais eficaz de proteção contra a doença é a vacinação, apesar disso, 62.414 pessoas no município não completaram o esquema vacinal. São 12.758 pessoas que não retornaram para a segunda dose e 49.656 que estão em falta com a dose adicional.
“Essas pessoas precisam tomar a vacina o quanto antes”, destaca Giulia Puttomatti, presidente da Fundação Municipal de Saúde.
Entre as pessoas que estão com doses pendentes, 6.335 são idosos, grupo que está entre os mais vulneráveis à Covid. No município 5.959 deixaram de tomar a dose adicional e 376 não tomaram sequer a segunda dose.
Para o esquema vacinal completo, quem é maior de 18 anos precisa estar com as três doses em dia e quem tem mais de 60 anos deve tomar também a quarta dose. Para as pessoas de 5 a 17 anos são necessárias duas doses. A vacinação é realizada nas unidades básicas de saúde do Wenzel, Vila Cristina, Cervezão e Avenida 29. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h30, com aplicação de primeiras, segundas doses e doses de reforço (terceira e quarta doses).
As primeiras doses são para quem tem cinco anos ou mais. Para a segunda dose, é necessário observar a data de retorno, marcada a lápis no cartão de vacinação. Já a terceira dose é aplicada nos maiores de 18 anos quatro meses após a segunda dose. A quarta dose é para pessoas com 60 anos ou mais que tomaram a terceira dose há no mínimo quatro meses.
Foto: Divulgação