A semana será marcada por temperaturas abaixo da média para o mês de maio. A massa de ar polar que atinge o Sudeste é a primeira do ano a chegar com tanta intensidade. A queda brusca nos termônetros está prevista para quarta-feira (18). Em algumas cidades da Serra da Mantiqueira, como Campos do Jordão, as temperaturas mínimas podem ser negativas.
Com as temperaturas mais baixas é comum o aumento no consumo de energia elétrica devido ao uso mais frequente de equipamentos como: chuveiro elétrico, aquecedor, máquina de secar roupa, entre outros. Pensando nisso, a Neoenergia Elektro separou algumas dicas para que os clientes consigam manter e até reduzir o valor da conta.
O chuveiro elétrico é o campeão de consumo nas residências. Com o frio, as pessoas costumam passar mais tempo no banho e usam o aparelho no modo inverno, que consome ainda mais energia. O aparelho, considerado o grande vilão na conta, pode representar mais de 30% do valor total da fatura das famílias. O ideal é programar o banho para períodos mais quentes do dia e evitar colocar o chuveiro na potência máxima. O mesmo acontece com as torneiras elétricas. O recomendável é lavar louças em horários em que a temperatura está mais elevada, para evitar usar a água quente.
Veja outras dicas de consumo consciente:
Aquecedor
Evite deixar o aparelho muito tempo ligado. Use apenas se for imprescindível. As janelas e portas devem estar fechadas quando o equipamento estiver em uso.
Iluminação
Substitua as lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED. A economia de energia é muito maior, e o impacto ambiental menor. Lembre de apagar as luzes ao sair do cômodo. Além de economizar energia, você vai estar aumentando a vida útil da lâmpada.
Lavar e passar roupa
A dica é escolher um dia para lavar as roupas e para secá-las, o gasto de ligar o aparelho na tomada várias vezes pode ser um empecilho quando o assunto é economia de energia. O mesmo vale quando for passar roupa. Utilizar o ferro de passar em apenas um dia irá contribuir com a redução no valor na conta.