Ao vencer a oitava etapa da Fórmula 1, Lewis Hamilton mostrou sua soberania no GP da França, no circuito de Paul Ricard. Largando na pole position, o britânico dominou toda a prova, não tendo a sua posição ameaçada em nenhum momento.
Assim, Hamilton reassumiu a liderança do mundial com 145 pontos, enquanto Vettel, que se prejudicou por conta de um incidente logo na largada da corrida, fica com 131.
O pódio ainda foi completado com Verstappen, em segundo, e Raikkonen, em terceiro.
Logo na largada, o safety car já foi acionado. Vettel, que largou em terceiro, tocou em Bottas, que largou em segundo. Com o acidente, Vettel caiu para a 14° colocação, deixando Bottas ainda mais atrás. Gasly e Ocon, que também se envolveram no incidente, tiveram de abandonar a prova.
A partir daí, Vettel optou por uma postura agressiva, tentando fazer uma corrida de recuperação. Subindo de posições, quase envolveu-se em outro acidente, desta vez com Alonso. Ao evitar o contato, o espanhol acabou rodando, e ao voltar para a pista, ocupava a última posição.
Depois de analisar o incidente, a direção da prova optou por uma punição de cinco segundos para Vettel, que já ocupava a quinta colocação, na qual terminou a prova.
Na 30° volta, Perez enfrentou problemas no motor, e foi obrigado a abandonar a volta.
Alonso seguiu muito mal. Esbravejando com sua equipe a todo momento pelo rádio, o espanhol não conseguia ganhar posições, e acabou em último, na décima sexta colocação.
Bottas, prejudicado pelo incidente com Vettel, não conseguiu ser tão agressivo quanto o alemão, e não teve o prejuízo recuperado.
No final, Stroll furou o pneu e rodou, sendo obrigado a abandonar a prova.
A próxima etapa da Fórmula 1 ocorrerá na Áustria, no dia 01/07, às 10h10 (horário de Brasília).
Por E. Cortez