PM prende traficante no bairro Jardim Brasília
Durante patrulhamento pelo bairro Jd. Brasília, na tarde de quinta-feira (12), a equipe da 1º Companhia visualizou um indivíduo que ao perceber a presença dos policiais jogou uma sacola e tentou se evadir. Foi realizada a abordagem e em vistoria na sacola que o indivíduo dispensou a equipe obteve sucesso em localizar 35 porções de maconha, 32 porções de cocaína e a quantia de R$ 22,50. Indagado confessou que estava vendendo drogas no local. O traficante foi conduzido ao Plantão Policial e permaneceu à disposição da Justiça.
Drogas são localizadas em praça de Limeira
A Cadela Zafira do Canil da GCM de Limeira localizou cerca de 450 pinos de cocaína em praça no bairro Vitorio Lucato. Informações dos GCMs Carlos Silva, Marcos e Dos Santos, receberam denúncias de munícipes que vários indivíduos entraram com uma sacola e saíram sem nada nas mãos no fundo de uma praça. A equipe do canil juntamente com a cadela Zafira fizeram uma varredura e localizaram as drogas em um buraco. Os entorpecentes foram apreendidos e apresentados no 2ºDP.
Polícia Militar entrega espadins a 199 alunos-oficiais
A Polícia Militar realizou, na manhã dessa sexta-feira (13), a cerimônia de entrega de espadins aos 199 novos alunos-oficiais da Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB). Em celebração aos 200 anos da Independência do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, tataraneto de D. Pedro I, foi paraninfo da turma.
Os 199 alunos, sendo 163 homens e 36 mulheres, estão no curso de Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, que é o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da PM. Os novos alunos oficiais iniciaram o curso em julho deste ano, com previsão de término para julho de 2025.
“Essa réplica miniatura da espada de Tobias traz consigo o legado glorioso de nossa força pública. Fruto de lutas e conquistas pela defesa da democracia e da sociedade. ”, afirmou o secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos.
Até o final do curso, os alunos passarão por um total de aproximadamente 9.310 horas de aulas. Os futuros oficiais da Polícia Militar cursarão diversas disciplinas nas áreas de Humanas, Biológicas, Exatas, Administrativas, Jurídicas, Técnico Policiais, Técnicas de Bombeiros e Institucionais.
“Proteger pessoas, preservar patrimônio. Daqui a pouco, os senhores estarão servindo e atendendo a população. Preparem-se. Ainda faltam 3 anos. Aproveitem. Para serem os líderes, que nós queremos”, destacou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ronaldo Miguel Vieira.
Entre os cadetes há cinco do Estado do Rio de Janeiro. O grupo foi aprovado em concurso público que contou com 16.349 inscritos para 190 vagas, ou seja, uma média de 86 candidatos por vaga. Para ingresso, a turma passou pela prova escrita (primeira etapa) no mês de abril de 2021.
Um espadim representa o patriotismo e a justiça. O objeto é o símbolo do cadete da Polícia Militar, entregue no início do curso. Com uma tradição de mais de um século, a honraria acompanha o aluno-oficial até a sua formatura como aspirante a oficial, momento em que é trocado por uma espada.
Turma Don Pedro I
Dom Pedro nasceu no Palácio Real de Queluz, Portugal, em 1798. Embarcou rumo ao Brasil, em 1807. Liderou o processo de independência e, em 7 de setembro, bradou “independência ou morte” às margens do Ipiranga. Marco que iniciou a jornada do Brasil como país independente, não deixando que se fragmentasse em várias republiquetas.
Foi coroado Imperador em 12 de outubro do mesmo ano e fortaleceu as defesas brasileiras na guerra de independência. Além de ir pessoalmente ao front na campanha da Cisplatina apoiar suas tropas que estavam em combate. Regressou a Portugal para libertar a nação portuguesa de uma guerra civil, vindo a falecer, no palácio em que havia nascido, no dia 24 de setembro de 1834.