A operação “Sufoco” completou o oitavo dia na quarta-feira (11) com importantes flagrantes de receptação e crimes contra as relações de consumo e forte golpe ao tráfico de drogas, por meio de ações das polícias Civil e Militar, na Capital, região metropolitana e Interior. Desde o início da ação, quase 1,3 mil pessoas já foram detidas e a quantidade de entorpecentes apreendidos já superam nove toneladas.
Os trabalhos dos agentes, ontem, iniciaram pela madrugada, com uma atividade realizada pela 1ª Delegacia Seccional de Polícia – Centro e o 77º Distrito Policial, na região da praça Princesa Isabel, no centro de São Paulo. Nomeada de “Caronte”, a ação foi deflagrada para combater o tráfico local e teve apoio de policiais militares e guardas municipais. Como resultado final, seis pessoas foram presas, sendo quatro em flagrante por tráfico e outras duas em cumprimento de ordens judiciais. Também foram apreendidas mais de 300 porções de substâncias ilícitas, três simulacros de arma de fogo, munições, 19 balanças de precisão, entre outros objetos
Em outra ação da Polícia Civil, desta vez em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, integrantes do 1º Distrito Policial local apreenderam 5,2 quilos de maconha in natura, e prenderam um homem em flagrante por tráfico de drogas. Em Campinas, equipes do 2º DP apreenderam 11 quilos de maconha em tabletes e detiveram duas pessoas.
Em Santa Cruz do Rio Pardo, no interior paulista, outro importante flagrante resultou na apreensão de mais de duas toneladas de maconha, que foram encontradas por uma equipe do 2º Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) em um fundo falso de um caminhão. O condutor do veículo foi preso.
O mesmo batalhão rodoviário também foi responsável por apreender outros 130 quilos de maconha em Pirapozinho e mais 45,8 quilos do mesmo entorpecente em Lins. As ações culminaram na prisão de duas pessoas. Em um dos casos, também foi recolhida uma pistola calibre nove milímetros, com dois carregadores municiados com um total de 10 munições.
Em outro caso, na cidade de Valparaíso, policiais do 2º BPRv apreenderam 9,7 quilos de pasta base de cocaína, que eram transportados por duas passageiras de um ônibus. A dupla foi presa.
O 6º BPRv também deixou sua marca durante o oitavo dia da operação “Sufoco”. A unidade apreendeu cerca de meia tonelada de maconha em Paraibuna. Na ação, três pessoas foram detidas.
Prisões e apreensões
A Operação Sufoco já soma quase 1,3 mil pessoas detidas, sendo 84 adolescentes e 406 procurados pela Justiça, e cerca de 55 mil veículos vistoriados, dos quais 23 mil são motocicletas. Além disso, foram abordadas aproximadamente 900 bicicletas, apreendidos 1,6 mil automóveis e motos e recuperados 138 veículos que haviam sido roubados ou furtados.
Até o momento, mais de nove toneladas de drogas, 80 armas de fogo e 600 celulares foram apreendidos, bem como foram recolhidos simulacros, cartões bancários, máquinas de cartão, carcaças de celulares, veículos de alto valor, itens de informática, alta quantia em dinheiro nacional e estrangeiro, entre outros objetos.
Foto: Polícia Militar