O Dia das Mães está chegando e quem ainda não comprou o presente pode aproveitar o horário especial do comércio para fazer isso. As lojas do comércio de rua abrem das 9 às 22 horas nesta sexta-feira (6). Amanhã, também horário estendido: das 9 às 18 horas. No domingo (7), Dia das Mães, o comércio de rua não abre.
Já os estabelecimentos comerciais do shopping funcionam em horário normal: das 10 às 22 horas nesta sexta e sábado, e das 13 às 19 horas no domingo.
A expectativa é grande no setor, visto que essa é a segunda melhor data de vendas para o comércio, ficando atrás apenas do Natal. Portanto, as perspectivas de crescimento são grandes.
Pesquisa feita pela Boa Vista SCPC aponta que “64% dos empresários acreditam em aumento do volume das vendas no Dia das Mães desse ano em relação à mesma data em 2021”. O índice é maior que no ano passado quando a expectativa de crescimento era de 31% em relação a 2020.
Além disso, a pesquisa revelou ainda que “cerca de 4 em cada 10 (36%) consumidores irão presentear alguém no Dia das Mães”. O índice de intenção de compra subiu em relação ao ano passado que foi de 28%.
Os setores de tecidos, vestuários e calçados devem ser os mais procurados como opções de presentes. “Assim como nos anos anteriores, os setores de vestuário e calçados serão os mais movimentados para a data, com 64% das menções. O segmento de móveis e eletrodomésticos registrou 27% da preferência, seguido por alimentos e bebidas, prioridade de 25% dos consumidores. Por último, aparecem os itens de beleza (23%), chocolates (22%) e eletrônicos (20%)”, informa a Boa Vista.
O impacto do Dia das Mães no varejo também é observado pela Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). Segundo a entidade, neste mês, em função da data, as vendas no comércio varejista do estado alcancem R$ 83,1 bilhões.
“Apesar da retração de 1,6% em comparação ao mesmo período de 2021, caso os números se concretizem, este será o segundo melhor ‘mês das mães’ desde o início da série histórica da pesquisa, em janeiro de 2008”, destaca a federação.
Conforme a entidade, as lojas de vestuário, tecidos e calçados devem crescer 3,2%, enquanto farmácias e perfumarias 0,6%, em função do Dia das Mães.
Foto: Marcello Casal Jr/ABr