O Aeroclube de Bebedouro realizou entre os dias 15 e 29 de setembro o Campeonato Brasileiro de Vôo a Vela 2018.
As competições reuniram cerca de 50 pilotos em quatro modalidades, entre eles o rio-clarense Cláudio Schmidt que, pela primeira vez, competiu na classe Open, com o Planador Arcus M.
Com vasta experiência no esporte, que pratica desde 1999, Cláudio Schmidt é o atual Campeão Panamericano, título conquistado em Dezembro de 2017, na Argentina.
Além disso, é tri campeão brasileiro (2006, 2009 e 2015) e vice-campeão Sul-americano em 2008.
“Todos os títulos que obtive até hoje foi com outro Planador, um Jantar Std 3”, disse ele ao Diário.
Em função de condições meteorológicas adversas, as provas que seriam realizadas na quinta, sexta e sábado acabaram sendo canceladas.
Com isso, o competidor rio-clarense, que ficou em primeiro lugar na prova de quarta-feira, acabou em quinto na classificação geral.
Cláudio lamenta que o clima tenha prejudicado o andamento da competição. “Devido à meteorologia, houve somente quatro provas, sendo que na primeira não fui bem e, apesar de ter ganho a quarta e última prova, não foi o suficiente para recuperar uma boa colocação”, avaliou. “Assim, terminei o campeonato na quinta colocação, na classe Open, que é a classe onde voam os planadores de maior rendimento”.
Esta categoria inclui planadores com velocidade média de até 145 quilômetros por hora, com envergadura de 26 metros. Trata-se, conforme observa, de uma classe muito disputada. O campeão dessa categoria foi Henrique Navarro, que agora coleciona sete títulos no Brasileiro.
Sobre a mudança de categoria e de equipamento, o rio-clarense destaca: “estou ainda me aperfeiçoando com esse motoplanador, o Arcus M. Embora eu já tenha aproximadamente 700 horas de vôo nessa aeronave, foi minha primeira participação com ele no Brasileiro”.
O próximo campeonato será em novembro, na AFA (Academia da Força Aérea), em Pirassununga.
Segundo a presidente da Federação Brasileira de Voo a Vela (FBVV), Valéria Caselato, em Bebedouro foram disputados dois campeonatos em um único evento: na primeira semana foi a etapa Sudeste e, na segunda, o Campeonato Brasileiro, com provas em quatro classes: Open, Racing, Club e KW1.
Segundo ela, as competições em Bebedouro se destacam por ser um ótimo local devido às suas ondas térmicas, que permitem alta qualidade das provas aéreas agrícolas para pousos de emergência e espaço aéreo livre.
Por E. Cortez