A programação da Semana de “Ogum e Suas Origens Culturais – A cultura africana entre nós” segue nesta sexta-feira (29) a partir das 19 horas com a roda de conversa sobre a “Intolerância religiosa e também os aspectos da contribuição da cultura africana na formação da sociedade brasileira”, no Casarão da Cultura.
Participam como debatedores o babalorixá André Luís de Moraes, de Rio Claro; o babalorixá Getúlio Troiano, de Jaguariúna; a Yalorixá Carla Cardia, de Campinas; e o professor Pedro Conceição. Durante a roda de conversa serão apresentadas questões sobre os aspectos da intolerância religiosa, a importância da educação e o conhecimento como fatores para o combate ao racismo e o preconceito.
A programação foi instituída no município pelo vereador Geraldo Voluntário (MDB), autor da Lei Municipal 4468/2013. Para o parlamentar, a atividade traz em seu núcleo o destaque sobre a importância da presença africana no Brasil, com a cultura, música, gastronomia, idioma e arte. “Com isso, o conhecimento torna-se fundamental para que possamos valorizar e respeitar a cultura afro-brasileira”, afirma.
O encerramento da programação da Semana Ogum acontece no domingo (1º), às 10 horas, com Samba no Casarão da Cultura, realizado pelo sambista André Oliveira, que trará em seu repertório importantes interpretações do samba e da música popular brasileira.
A Semana “Ogum e suas Origens Culturais” é realizada pela Prefeitura de Rio Claro, através da Secretaria de Cultura. As atividades são gratuitas e acontecem no Casarão da Cultura que fica na Av. Três, 568 – Centro.
Foto: Divulgação