Antonio Carlos Mendes Thame morre aos 75 anos
Morreu na manhã desta quinta-feira (28) o ex-prefeito de Piracicaba e ex-deputado federal, Antonio Carlos Mendes Thame. Ele tinha 75 anos e uma extensa carreira política – foi deputado federal por sete mandatos (entre 1987 e 2019) e também secretário de Estado.
O corpo está sendo velado na Câmara Municipal de Piracicaba. O sepultamento será realizado nesta sexta-feira (29), às 9h30, no Cemitério da Saudade. O município de Piracicaba decretou luto oficial de três dias. Mendes Thame deixa a esposa Nancy Ferruzzi Thame e a filha Sofia Ferruzzi Thame.
Aspacer lamenta o falecimento de Thame
A morte de Thame foi lamentada no cenário político e setor empresarial. O diretor de Relações Institucionais da Aspacer, Luís Fernando Quilici, divulgou nota sobre a perda.
“Foi com imenso pesar que a recebi a notícia do falecimento do amigo e ex-deputado Antonio Carlos Mendes Thame. De caráter inabalável, pautou seu trabalho na vida pública pela ética, compromisso e responsabilidade.
Durante todos os seus mandatos (1986, 1990, 2002, 2006, 2010 e 2014 como suplente) foi muito ativo e participativo, em especial nas questões ligadas ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
Nesse período, contribuiu de forma impar com nosso setor industrial cerâmico, onde foi um dos grandes responsáveis pela criação do Novo Marco Regulatório do Gás Natural.
Na gestão pública, como secretário de Estado nos governos Mário Covas/Geraldo Alckmin entre 1999 e 2002, Thame também liderou movimentos importantes para o desenvolvimento do Estado.
Thame deixa um legado de contribuições ao desenvolvimento social e econômico do Brasil. Minhas mais sinceras condolências à família, amigos por esta inestimável perda.”
Lideranças do PSDB manifestam pesar pelo falecimento
O PSDB, partido que Mendes Thame ajudou a criar, fez um post no Twitter: “Mendes Thame foi um dos mais brilhantes e dedicados parlamentares brasileiros, além de prefeito e secretário de Estado. Teve participação ativa em enorme número de leis em vigor no Brasil.
Também se manifestou pela rede social o presidente estadual do PSDB, Marco Vinholi: “Os sentimentos de todo o @PSDB_SP pelo falecimento do ex-presidente estadual Deputado Mendes Thame. Referência intelectual no setor sucroenergético, referência moral na política.
Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB, publicou nota ofical no perfil do partido: “É uma honra para o PSDB ter tido em Thame um dos construtores da reconhecida qualidade das bancadas do partido na Câmara Federal. Compartilhava suas ideias, ensinava ao mais jovens (fui um deles) e, sem propagandear, dava exemplo de comportamento na vida pública. À @nancythame e à família, nossos mais sinceros e profundos sentimentos. Em nome de todo o PSDB, reafirmo aqui nosso imenso agradecimento por tudo que Thame fez pelo partido, por Piracicaba, por São Paulo e pelo Brasil!”.