Por Lucia Camargo Nunes*
Agrishow reúne montadoras em salão a céu aberto
A maior feira do agronegócio brasileiro, a Agrishow chega à sua 27ª edição e está sendo marcada como grande retorno aos eventos presenciais. Realizada em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, entre os dias 25 e 29 de abril, espera receber 150 mil visitantes.
Vários players do segmento automotivo marcam presença. Neste primeiro reencontro, com pinta de Salão do Automóvel, há novidades importantes. Uma delas é a Ford, que antecipou o lançamento da F-150 para 2023. Um está em seu estande, mas a marca ressalta que é um veículo de demonstração e que detalhes do modelo destinado ao Brasil serão divulgados próximo do lançamento.
O grupo Stellantis levou 36 veículos, parte disponível para test drive off-road, de suas marcas Jeep, Fiat, Peugeot e Ram. Entre os destaques, o 500e, o primeiro veículo elétrico da Fiat no Brasil. Além dele, as picapes Strada e Toro, Mobi, Argo, Pulse e Fiorino.
A Jeep apresenta a versão híbrida do Compass, a S 4xe, além dos demais Compass, Renegade, Commander e Wrangler. Da Ram, estão as picapes Ram 3500 e 1500. A Peugeot, por sua vez, exibe seu portfólio com os elétricos e-208 GT e e-Expert, o 208, 2008 e o 3008, além dos utilitários Boxer e Expert.
O principal lançamento do ano da Nissan está exposto na Agrishow 2022. A nova Nissan Frontier pode ser vista e testada em uma pista especial no evento. Redesenhada e pronta para enfrentar os desafios do off-road, a picape chega em 6 versões com preços que vão de R$ 230.190 a R$ 314.590. O objetivo da marca é vender mil unidades nos dias do evento.
A Jaguar Land Rover aproveitou para apresentar o novo Defender 2023, que chega ao mercado com o motorização híbrida leve, a diesel. O conjunto conta com 300 cv combinado a um alternador que gera corrente elétrica. São 4 versões com preços entre R$ 708.950 e R$ 800.950.
Caminhões autônomos são destaque
Do segmento de pesados, a Scania reservou 600 m² para antecipar suas comemorações de 65 anos de Brasil, com a estreia de seu caminhão autônomo. O modelo P 280 8×4 está disponível na área de test drive. A marca exibe ainda os caminhões da nova geração e os modelos movidos a gás e/ou biometano.
Já a Mercedes-Benz destaca o extrapesado Actros e o Axor 3131 com direção autônoma, parceria com a Grunner.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus marca presença com o VW Delivery 11.180 4×4, único com essa configuração na categoria no Brasil, a nova geração do Delivery Express+, o VW Constellation 24.280 V-Tronic e o Constellation 25.460, o estradeiro mais potente da linha, entre outros.
Honda anuncia 5 lançamentos
Depois de enxugar sua linha por diferentes motivos, a Honda anunciou nada menos do que 5 novidades para o mercado brasileiro: três SUVs, um sedã e um sedã esportivo. Desses, dois serão produzidos aqui.
É um bom momento de renovação para a Honda, que completa 30 anos de operações no Brasil e 25 de produção. O novo line-up começou com a chegada da nova linha City – sedã e hatch, com a despedida de veteranos. O Civic nacional deixou de ser produzido no final de 2021. A Honda também tirou de linha na mesma época o Fit, o WR-V e o HR-V.
HR-V, Civic, novo SUV, CR-V e Civic Type R
A Honda já adiantou que o próximo lançamento será em agosto, o HR-V, em quatro versões: duas com o motor 1.5 aspirado, já aplicado no New City, com calibração para deixá-lo um pouco mais potente, e duas com o inédito motor 1.5 turbo flex, especialmente desenvolvido para o mercado brasileiro.
No fim do ano chegará a 11ª geração do Civic, agora importada e em única versão, híbrida, a mesma tecnologia e:HEV 2.0 do Accord.
Para 2023, serão mais três novos carros, por ora importados. Um deles será um SUV médio inédito, baseado no novo Civic. Poderá gerar confusão, porque será similar ao HR-V norte-americano. Mas aqui terá outro nome. Alguns brincam que poderá ser chamado de Civic Cross, em alusão ao seu principal concorrente, o Toyota Corolla Cross.
Fechando sua gama de SUVs, a Honda importará o CR-V (maior, do porte do Toyota RAV4), que também será híbrido.
Para finalizar, a cereja do bolo será o novo esportivo Civic Type R, outra opção inédita no Brasil, também importado.
*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo. E-mail: lucia@viadigital.com.br