O município de Rio Claro já tem novamente um deputado estadual. O rio-clarense Aldo Demarchi tomou posse nesta terça-feira (26) em cerimônia na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Assim, a cidade volta a ter representante no parlamento paulista.
No discurso de posso, Demarchi defendeu o voto distrital e cobrou maior atenção dos eleitores na escolha dos candidatos na hora de votar. Ou seja, o risco de eleger pessoas que não são da cidade ou região e perder a representatividade na Casa de Leis.
“Sem tirar o mérito de deputados e deputadas que obtiveram expressivas votações em todo o estado, mas centralizam sua atuação política na capital. Existe uma inegável carência de maior representação das cidades médias e menores neste parlamento”, disse o deputado no discurso de posse.
Para ele, uma saída possível para esse tipo de situação seria o voto distrital. “A saída, nós sabemos, seria o voto distrital, o que garantiria voz a todas as regiões. Enquanto isso não ocorre, cabe ao eleitor ficar mais atento aos nomes que aparecem a cada quatro anos e depois somem sem deixar rastros”, observou.
Demarchi retorna à Alesp depois de três anos fora. Ele ficará no cargo até 14 de março de 2023, quando termina a atual legislatura. O deputado assumiu a cadeira deixada vaga pelo ex-deputado Arthur do Val que renunciou ao cargo na quarta-feira (20). Val é alvo de processo de cassação na casa devido a frases sexistas ditas por ele sofre as refugiadas ucranianas.
“Retorno a esta Casa de Leis com a mesma emoção que senti no dia 15 de março de 1995, quando assumi o primeiro de seis mandatos consecutivos”, afirmou Demarchi na cerimônia de posse. De acordo com ele, o sétimo mandato não veio como ele gostaria, porém não lhe cabe analisar as circunstâncias.
O recém empossado deputado reafirmou seu compromisso de conduta baseada na “na legalidade, na moralidade e nos princípios éticos”. Ao mesmo tempo, anunciou seu objetivo de trabalhar por Rio Claro e região. “Dedicarei todos os meus esforços a devolver à região de Rio Claro e a muitos outros municípios de nosso interior a representatividade perdida”, concluiu.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação