Aldo Demarchi (União do Brasil) toma posse como deputado na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) nesta terça-feira (26). A cerimônia está marcada para as 14 horas. O rio-clarense retorna à Alesp após renúncia do deputado Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei, na última quarta-feira (20). Primeiro suplente para assumir a vaga, Aldo ocupará o posto deixado pelo-exputado.
“Minha expectativa é retornar a representar Rio Claro e região”, informa Demarchi que vai assumir seu sétimo mandato na Alesp. “Vou levar as reivindicações de Rio Claro e região. Tenho acompanhado muita coisa na nossa região que está precisando de atenção, pois falta representatividade. Vou justificar da melhor forma possível trazendo para os municípios o que for preciso”, disse ao Diário do Rio Claro.
Na vida pública desde 1976 e com 24 anos de Alesp, ele só lamenta voltar ao cargo que ocupou por seis vezes nessas circunstâncias. “Vou assumir, mas de uma forma que não gostaria, no lugar de alguém que maculou o parlamento”, lamenta.
Demarchi vai ocupar a cadeira até 14 de março de 2023, quando termina a atual legislatura.
Renúncia
O ex-deputado Arthur do Val renunciou ao mandato cadeira para evitar a cassação. A decisão de Arthur do Val foi tomada depois que a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Alesp ter aprovado, por unanimidade, no dia 12 deste mês, o relatório que pedia sua cassação por falta de decoro parlamentar.
Val é alvo de 21 representações de colegas, que pedem a cassação devido a áudios sexistas do parlamentar vazados durante viagem humanitária à Ucrânia por conta da invasão russa. Ele disse que as refugiadas ucranianas eram “fáceis, porque eram pobres”. As falas foram consideradas machistas e resultaram no processo de cassação.
Apesar da renúncia, o processo contra Arthur do Val continua na Assembleia Legislativa. Caso os deputados votem contra Val, ele perderá os direitos políticos por oito anos. Ou seja, o resultado da votação vai definir se ele poderá ou não disputar as próximas eleições.
Por Redação DRC / Foto: Diário do Rio Claro