O movimento Outubro Rosa nasceu na década de 90 com o objetivo de alertar sobre cuidados, prevenção e controle do câncer de mama.
De lá para cá, a campanha é realizada todos os anos e tem adesão dos municípios e entidades.
Neste ano, com o tema “Outubro Rosa: deixe esta ideia bater mais forte em seu peito”, diversas ações devem ser realizadas. Em Rio Claro, palestras pela Rede Rioclarense de Combate ao Câncer “Carmem Prudente são levadas para empresas, escolas, igrejas, clubes de serviços e com informações também sobre o diagnóstico precoce, que tem altas chances de cura.
A Rede Rioclarense de Combate ao Câncer “Carmem Prudente” é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que atua em Rio Claro há 44 anos atendendo pacientes com câncer de Rio Claro e outros municípios.
Atualmente, há 1.250 pessoas carentes em tratamento, sendo adultos e crianças em diversas fases da doença, como início de tratamento ou fase de controle.
“Medicamentos, suplementos alimentares, cestas básicas, fraldas, fisioterapia, nutrição, apoio psicológico são oferecidos gratuitamente pela Rede aos necessitados. E os principais: amor, solidariedade e carinho para enfrentarem os momentos difíceis”, relata a presidente Imaculada Trivelato.
A presidente esclarece ainda que a Rede é sustentada com as arrecadações, vendas de magazine, brechó, artesanato, cozinha, doações espontâneas e eventos realizados no decorrer do ano. A sede fica na Rua 1 – 464 – Centro.
Chá Rosa
A Rede Rioclarense de Combate ao Câncer e o Clube Siri realizam o Chá Rosa em Santa Gertrudes. “Vamos aproveitar a oportunidade para passarmos uma agradável tarde com os amigos, degustar delícias, nos divertirmos jogando bingo e colaborarmos com a nossa nobre causa de assistência aos nossos cadastrados”, diz a presidente. O Chá acontece na quarta-feira (3), às 15 horas. A adesão custa R$ 40.
Corrida Rio Claro Rosa
No dia 27 de outubro, às 17 horas, a Rede, em parceria com o Rotary Rio Claro, promove a Corrida Rio Claro Rosa, com o propósito de estimular a qualidade de vida através da atividade física e conscientizar a importância da mamografia anual e do autoexame, imprescindíveis para a detecção precoce do câncer, fator fundamental para vencer a doença. Os kits para participar da corrida estão à venda. Informações pelo telefone 3597 5121.
“O objetivo do Outubro Rosa é incentivar a sociedade sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, que ainda é uma das principais causas de morte entre as mulheres no Brasil. Quanto mais rápido a mulher descobrir o nódulo ou a alteração, mais rápido inicia-se o tratamento e maior a chance de cura do câncer de mama”, afirma a presidente.
Câncer de Mama
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros são mais lentos.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer – Inca, o Brasil deve registrar cerca de 600 mil novos casos da doença tanto em 2018 como em 2019. O câncer de mama aparece como o mais incidente em mulheres com estimativa de 59 mil casos.
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.
Segundo o Inca, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como praticar atividade física regularmente; alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; e amamentar.