Dando sequência ao projeto de renovação, o Diário do Rio Claro atende ao pedido dos seus leitores e retoma coluna que fazia sucesso.
Editada até o começo dos anos 2000, a coluna ‘No Diário há 50 anos’ trazia acontecimentos que marcaram o município e que foram manchete no Centenário. Para o diretor do Diário do Rio Claro, Ludmar Gonzalez, a retomada da coluna mostra que o jornal esteve presente na vida da Cidade Azul desde o século passado, dando voz à sua população, em uma época que a comunicação e a imprensa ainda estavam surgindo no Brasil.
“O Diário começou a ser publicado em 1886 e é um dos mais antigos em circulação ininterrupta do país, é uma história que temos que lembrar, preservar e trazer para a atualidade”, comenta. Junto a uma série de inovações trazidas pelo periódico desde abril deste ano, a coluna vem somar à missão de Arquivo Histórico da Família Rioclarense. “Estamos nesse processo de resgatar não somente a história do Diário, como a história de Rio Claro.
As novas gerações precisam conhecer melhor sobre o seu passado para compreender melhor o presente e projetar o futuro”, destaca a chefe de redação, Vivian Guilherme. A coluna, que tem veiculação diária, conta com a colaboração de toda a equipe do Arquivo Público Municipal de Rio Claro, que disponibiliza ao público edições antigas de todos os jornais que já circularam no município.