É neste domingo (17), a grande final que apontará o campeão do Campeonato Paulista da Série A2. Associação Portuguesa de Desportos e Esporte Clube São Bento de Sorocaba, vão prender a respiração dos seus torcedores durante 90 minutos ou se necessário durante a cobrança de pênaltis pra saber quem irá soltar a plenos pulmões o grito de “Campeão!”.
Na primeira partida, disputada em Sorocaba na última quinta-feira (14), as equipes voltaram para os vestuários sem comemorar vitória. O empate de 1×1, de certa forma, frustrou os torcedores sorocabanos que esperavam um melhor resultado atuando em seus domínios. E encheu de otimismo os torcedores da Portuguesa que vivem estado de lua de mel com a equipe, que voltará a disputar a elite do futebol paulista no próximo ano, a exemplo do São Bento, uma vez que ambas já garantiram o acesso à Série A1, e agora disputam a consagração máxima da Série A2 2022.
A exemplo do que já fez na semifinal quando eliminou o Rio Claro FC, a torcida da Portuguesa e simpatizantes do clube que moram em São Paulo, devem lotar as dependências do estádio Osvaldo Teixeira Duarte, o Canindé, localizado às margens da Marginal do Rio Tietê, na capital do estado.
A Portuguesa terá importante desfalque para essa decisão. O atacante Caio Mancha, titular absoluto da equipe durante toda a temporada, não vai à campo. Ele tomou o 3º. cartão amarelo no primeiro jogo das finais, contra o São Bento, disputado em Sorocaba e desfalque o time da Lusa.
Pelos lados do São Bento, a confiança é grande na conquista do título. Sob o comando do vitorioso técnico Paulo Roberto Santos, o elenco do time sorocabano superou inúmeras dificuldades extracampo durante a competição. E o fato de ter arrancado o acesso, contra o Oeste, em Barueri, demonstram o poder de superação da equipe, mesmo atuando na casa do adversário.
A partida decisiva entre Portuguesa de Desportos x São Bento de Sorocaba, começa às 19 horas. Em caso de novo empate no tempo normal, a decisão do título da Série A2 do Campeonato Paulista deste ano, será na disputa de pênaltis.
VOCÊ SABIA?
Osvaldo Teixeira Duarte, que dá nome ao estádio da Portuguesa, é considerado o mais importante presidente da Lusa em toda sua história. Foi durante sua gestão, que a Portuguesa inaugurou o estádio, em 1972, na partida contra o Benfica de Portugal, que a Lusa venceu por 3 a 1. Para citá-lo, normalmente, a imprensa paulistana, com a qual não tinha grande entendimento, usava a sigla OTD.
O estádio Osvaldo Teixeira Duarte, também chamado de Canindé, está localizado à Rua Comendador Nestor Pereira, 33, no bairro Canindé, em São Paulo. O maior público que já recebeu foi de 25.662 torcedores, na partida Portuguesa 1 x 3 Corinthians, disputada em 30/1/1982. Atualmente, o Canindé, segundo a Federação Paulista de Futebol tem capacidade para 21 mil torcedores.
Colaboração Geraldo José Costa Jr. / Foto: Divulgação