O Diário do rio Claro, novamente, foi às ruas para saber se o eleitor rio-clarense já foi ouvido em pesquisas eleitorais. O tema é recorrente em período eleitoral, já que as amostras de pesquisas eleitorais representam um recorte dividido em diversos segmentos e que sempre levantam discussões.
Com a pergunta “você já foi entrevistado em pesquisa eleitoral? Acredita nos resultados? A reportagem constatou que os eleitores nunca forma entrevistados em pesquisas e não acreditam nos resultados.
PESQUISA
Vale ressaltar ainda que a metodologia das pesquisas é feita com base na estatística, ramo da ciência matemática que utiliza teorias de probabilidade para explicar frequência da ocorrência de eventos.
NÃO ESTATÍSTICO
O levantamento tem efeito apenas de caráter ilustrativo e que apresenta apenas a opinião de alguns eleitores.
“Sim, já fui entrevistada. Já fui até candidata, mas não acredito, acho que eles só divulgam quando convém para eles”.
“Sim, já fui entrevistada, então, acredito nos resultados”.
“Nunca fui entrevistado, acho que é tudo manipulação”.
“Nunca fui entrevistado. Para mim, tem muito interesse envolvido nos resultados, muita ‘fajutagem’”.
“Nunca fui entrevistada, creio que os resultados são manipulados de acordo com a preferência partidária do meio de comunicação”.
“Não, depende de quem divulga, eu acredito”.
“Não, nunca fui entrevistada e não acredito. Na minha opinião, eles lançam essas porcentagens para incitar votos”.
“Já fui entrevistado, mas não acredito. Na minha opinião, tudo está tão deturpado pelos políticos que a gente fica com medo e não acredita mais em nada. Gato escaldado tem medo de água fria. O medo é um obstáculo que só é vencido com amor”.