Um bom consumidor de açaí, sem encontrar boas opções e visão de empreendedor.
Foi assim que surgiu a OAKBERRY Açaí Bowls, rede que comercializa açaí totalmente natural, sem corantes, gordura trans, colesterol e sem agrotóxicos. A ideia acabou surgindo a partir de um outro sonho que ficou para trás. Começou com o CEO Georgios Frangulis que, em 2012, desejava abrir uma empresa no setor imobiliário no Estados Unidos.
Porém, com a alta do dólar em 2014, o empresário decidiu retornar ao Brasil e estudar novos mercados e oportunidades. O ramo que almejava deu espaço para o de varejo e alimentação. “O objetivo era encontrar algo que faltasse no mercado americano. Percebi que o de alimentação saudável ainda era pouco explorado e pouco acessível – não era prático e rápido como as redes de fast food”, relata o empresário. Em 2015, foi para Los Angeles estudar o mercado de alimentação saudável.
E foi lá que teve a ideia da OAKBERRY Açaí Bowls. “Por ser um grande consumidor de açaí, não encontrava na cidade boas opções. Não existia padrão e nem qualidade”, disse. Mas, pela grande dificuldade em abrir o negócio nos EUA, resolveu mudar de planos e focar no mercado brasileiro. Em 2016, encontrou o sócio Renato Haidar. Com todo o planejamento, fizeram o modelo de negócio e estudaram o mercado de franquia. Em dezembro de 2016, a ideia se concretizou e eles abriram o primeiro quiosque da marca, no shopping Cidade de São Paulo, na Avenida Paulista. “O diferencial da OAKBERRY é a nossa fórmula exclusiva e padrão operacional.
O nosso açaí é natural, sem adição de corantes e xaropes. Além disso, nossos clientes têm à disposição 15 toppings ilimitados para completar seu copo de açaí sem ser cobrado à parte por isso. Nosso atendimento segue a linha dos fast foods, buscando entregar o pedido do cliente em até dois minutos”, explica Georgios Frangulis. De lá para cá, já conquistaram grandes números. Já são 73 unidades e com franquias em São José dos Campos nos shoppings Colinas e Center Vale; em Sorocaba, no Shopping Iguatemi Esplanada; e, em Campinas, nos shoppings Iguatemi Campinas, Campinas Shopping e Shopping Dom Pedro.
A marca começou a expandir também fora do país, como o desejado desde o início e, hoje, conta com uma unidade no Florida Mall, em Orlando – EUA. “Os planos de internacionalização estão sendo traçados para que a rede marque presença também no Oriente Médio e Austrália, além de países da América Latina, como Argentina e Uruguai, inicialmente”, afirma o CEO sobre a expansão dos negócios.
Os empresários pretendem levar a marca também para outras cidades do Brasil. A meta é chegar até o final do ano com 90 franquias. “A OAKBERRY foi pensada desde o início para o mercado de franquias. Nosso modelo de negócio facilita a gestão e operação através de manuais pré-estabelecidos.
Um franquia não vai funcionar sem o trabalho do franqueado, mas facilitar o entendimento do negócio e estabelecer uma maneira de gerir a unidade trazem tranquilidade ao empreendedor, além disso, trabalhar com um produto exclusivo, que conta com rastreabilidade desde a produção até a entrega ao consumidor, é fator preponderante para a consolidação da marca”, destaca Georgios Frangulis, fundador.