A Cia. Efêmera de Teatro, de Piracicaba, com o apoio da Prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria de Cultura, apresenta, neste domingo (10), às 19h, o espetáculo “Desaparecidas”, no Teatro do CentroCultural “Roberto Palmari”. Os ingressos gratuitos poderão ser retirados, a partir das 18h, na bilheteria do teatro.
A peça foi criada após oficinas artísticas, realizadas pelas atrizes e mães Daniela Cavagis e Vânia Lima, em bairros da periferia da cidade de Piracicaba, a partir de questionamentos delas, trazendo para a cena mais vozes e tornando o espetáculo mais abrangente e múltiplo, e perceberam a necessidade de falar sobre a identidade da mulher ao se tornar mãe. Afinal: Onde foram parar as mulheres que se tornaram mães?
O propósito era compartilhar, por meio de depoimentos pessoais, experiências entre mães e dar voz a todas que sentissem a necessidade de discutir o seu papel, além da rotina maternal. Os impactos físicos, emocionais e sociais causados nas mulheres em função da maternidade auxiliaram as atrizes a elaborarem o espetáculo, que conta, também, com a participação da atriz e mãe Kelly Aguiar.
O projeto é contemplado pelo ProAc (Programa de Ação Cultural), do Governo do Estado de São Paulo, e busca refletir sobre questões relacionadas às mulheres na pós-maternidade. Em uma investigação sobre o desaparecimento de uma mulher, atrizes narram, cantam e vivenciam histórias, delírios e fatos, por meio de uma linguagem contemporânea e lírica.
Encontro criativo para mães
A Cia. Efêmera de Teatro realizará, também no domingo (10), às 13h30, no Teatro do Centro Cultural “Roberto Palmari”, um encontro criativo voltado a mães acima de 18 anos de idade. Caso seja necessário, as crianças também serão bem-vindas.
Serão disponibilizadas 20 vagas, oferecidas por ordem de chegada, para todas que desejarem participar de jogos teatrais, experimentos corporais e momentos com música. O objetivo é incentivar a reflexão sobre a identidade da mulher além da maternidade, reconhecendo o seu papel na sociedade.
Fotos: Leonardo Zimmermann