Rio Claro foi a primeira de cinco cidades paulistas a receber a visita de Jouko Leinonen, embaixador da Finlândia. Ele foi recepcionado na segunda-feira (4) pelo prefeito Gustavo na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, acompanhado por empresários da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Finlândia.
O embaixador quis conhecer o Museu do Eucalipto, único no mundo, e saber detalhes do cultivo do eucalipto no município. Com grandes florestas, a Finlândia tem na indústria madeireira e na produção de papel duas grandes forças de sua economia.
Em Rio Claro, o eucalipto começou a ser cultivado para a produção de madeira para o transporte ferroviário, mas logo ganhou derivações como matéria prima para outros produtos.
“Indiscutivelmente nossa floresta tem uma importância histórica e cultural muito grande, e estamos trabalhando para sua preservação e incremento como local de lazer e pesquisa, entre outros potenciais que o local nos oferece”, afirmou o prefeito Gustavo.
Recentemente, o prefeito encaminhou projeto à Câmara de Vereadores para que o município estabeleça convênio com o governo estadual na manutenção e incremento da floresta estadual.
Na visita, gestores rio-clarenses também conversaram com o embaixador finlandês sobre a experiência da Finlândia em utilizar tecnologia para transformar lixo em energia.
Os secretários municipais Leandro Geniseli (Meio Ambiente) e Guilherme Pizzirani (Turismo) e o vereador Val Demarchi acompanharam a visita.
Foto: Divulgação