Grande oportunidade para as meninas que curtem o basquetebol, em Rio Claro. O Instituto Tatu Bola de Basquete do ex-atleta e comentarista Éric Tatu está com inscrições abertas para meninas, a partir dos 16 anos de idade.
Para participar dos treinamentos basta comparecer ao local, à Rua M7 No. 195, Jardim Cervezão, e fazer a inscrição. As aulas são ministradas às sextas-feiras, às 19h30 horas, pelo experiente Prof. Wagner Cesar Ramos, o Wagnão, que foi o primeiro treinador que Éric Tatu teve na carreira e seu grande incentivador. Vale destacar que as aulas são gratuitas.
Projeto Tatu Bola é referência na modalidade
Inaugurado em 2019, o Projeto Tatu Bola tem por objetivo desenvolver esporte e cultura com crianças e adolescentes e servir de incentivo e inspiração para que elas não apenas se interessem pelo esporte mas, também, se tornem cidadãos e cidadãs de bem.
Brasil tem título mundial no basquete feminino e medalha de prata olímpica.
O basquetebol feminino do Brasil está no rol das grandes campeãs. A seleção feminina de basquete, da vitoriosa geração de Paula e Hortência, foi campeão mundial no ano de 1994, ao derrotar a China, na grande final. Em 1996, na Olimpíada de Atlanta/EUA, a equipe sagrou-se vice-campeã olímpica, fazendo uma partida memorável contra a equipe dos Estados Unidos na disputa pela medalha de ouro, que acabou ficando com as anfitriãs. Outra conquista importante do basquetebol feminino do Brasil, foi a conquista do Pan Americano, em 1991, ao derrotar a equipe de Cuba, sob os olhos espantados do ditador Fidel Castro, na casa da adversária.
Rio Claro teve bons times femininos de basquete
Em Rio Claro, o basquetebol feminino já viveu grandes momentos em décadas passadas com equipes formadas nos grupos escolares e clubes recreativos, que representaram a cidade em várias competições.
Curiosidade:
As equipes femininas de basquete passaram a disputar jogos oficiais entre si, em 1896, contudo, em 1892, a exemplo dos homens, já praticavam a modalidade. Coube a Professora de Educação Física Senda Berenson, nascida na Lituânia (1868-1954) introduzir a modalidade entre as mulheres.
Colaboração Geraldo José Costa Jr. / Foto: Divulgação