GCM de Limeira recupera veículo roubado de motorista de aplicativo
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Limeira recuperou nessa quarta-feira (30) um veículo roubado em uma área do Jardim Campo Belo. Segundo a vítima, uma motorista de aplicativo, de 41 anos, o roubo aconteceu após ela ser chamada para uma viagem com saída da Avenida Campinas. Ao chegar no Viaduto Paulo Natal, o passageiro sacou uma arma e exibiu que a motorista entregasse o veículo. Ela pulou do carro e se feriu levemente. De acordo com os GCMs Paulo e Elvécio, o veículo foi removido por um guincho até o 4º DP, onde foi elaborado o boletim de ocorrência pelo roubo. O suspeito da ação não foi localizado. Conforme relato da vítima, a chamada pelo aplicativo veio de uma mulher, contudo, foi um passageiro homem quem embarcou – a GCM alerta que essa é uma maneira de os bandidos praticarem o roubo sem serem identificados.
Criminoso procurado por furto é capturado em Rio Claro pela PM
A equipe de Força Tática abordou um indivíduo na Avenida 11, no Campo do Cocho, na noite de terça-feira (29). Ao consultar os dados pessoais os policiais constataram que havia em seu desfavor um mandado de prisão pela prática do crime de furto. O criminoso foi conduzido ao Plantão Policial e permaneceu à disposição da Justiça.
Dope captura homem procurado pela Polícia Civil do Estado do Paraná
A Polícia Civil, por meio do Departamento de Operações Especiais Estratégicas (Dope), capturou um procurado na segunda-feira (28), em sua residência, no bairro Jardim Peri, zona norte da Capital paulista. O indivíduo, de 34 anos, possuía em seu desfavor três mandados de prisão expedidos pela Vara de Execuções Penais e Corregedoria dos Presídios de Londrina/PR.
As diligências foram realizadas por agentes da 1ª Delegacia de Polícia de Capturas juntamente com o Grupo Armado de Repressão a Roubos (Garra), atendendo a uma solicitação de apoio do Departamento de Narcóticos da Polícia Civil do Estado do Paraná.
O capturado, considerado de alta periculosidade pelos seus antecedentes criminais de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e roubo, passou por audiência de custódia e foi encaminhado à unidade prisional da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) de São Paulo.
DHPP realiza operação denominada ‘Vigilate Noctua’
Policiais civis do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPPp), na manhã de terça-feira (29), deflagraram a atuação em campo de polícia judiciária denominada “Vigilate Noctua”, em homenagem aos 36 anos de criação do Departamento, completados no último dia 14 de março. As diligências foram realizadas na Capital, resultando na prisão de 10 pessoas. Agentes da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes contra a Liberdade Pessoal (DPP) realizaram o cumprimento de três mandados de prisão temporária e quatro mandados de busca e apreensão, relacionados a dois inquéritos policiais que apuram a existência e o envolvimento de pessoas em “tribunais do crime”.
Durante a captura de um suspeito, a equipe se deparou com grande quantidade de entorpecentes que estavam sob a cama do casal, bem como dinheiro, anotações com a contabilidade do tráfico e celulares. O casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Em cumprimento de outro mandado de busca e apreensão, policiais civis da 4ª Delegacia de Polícia de Repressão à Pedofilia, conseguiram prender um homem, de 37 anos, na Freguesia do Ó, por armazenar material que continha fotografias, filmagens e vídeos relacionados à pornografia infantil. Outros cinco mandados de prisão foram cumpridos pela Divisão de Homicídios. As investigações prosseguem com o objetivo de identificar e prender outros criminosos.
Trio é preso aplicando ‘golpe através de um aplicativo de relacionamento’
Policiais civis do 46º Distrito Policial (Decap), na segunda-feira (28), prenderam três pessoas que praticaram uma nova modalidade criminosa, através de aplicativos de relacionamentos, no bairro Jardim Marilu, zona norte de São Paulo.
Os agentes realizavam investigações visando combater a criminalidade, quando obtiveram informações de que uma vítima, que havia marcado um encontro através de um aplicativo de relacionamentos, fora arrebatada e mantida em cárcere privado por cerca de 16 horas. Neste lapso temporal, os criminosos realizaram diversas transações bancárias causando-lhe um grande prejuízo patrimonial.
Assim sendo, os policiais iniciaram as atuações de campo de polícia judiciária e constataram que a vítima fora libertada. As diligências prosseguiram e com os trabalhos investigativos, os agentes conseguiram identificar um homem e duas mulheres responsáveis pelo crime.
Na sequência o trio foi localizado e preso. Eles confessaram a prática do crime e responderão pelos crimes de extorsão qualificada e organização criminosa. Foram apreendidos dois celulares que auxiliarão nas investigações, as quais prosseguem com o objetivo de identificar e prender outros integrantes da organização criminosa.
PF mantém operação para ajudar imigrantes em vulnerabilidade
A Polícia Federal (PF) agendou, no período de 7 de janeiro a 11 de março, 970 atendimentos referentes a oito tipos de situações. Os agendamentos fazem parte da primeira fase da Operação Horizonte, que visa a facilitar e agilizar o acesso de imigrantes em situação de vulnerabilidade ao atendimento público. A ação é feita por meio da Delegacia de Controle Migratório, em parceria com o Centro de Integração e Cidadania do Imigrante (CIC do Imigrante), a Agência da ONU para Refugiados (Acnur) e a Agência da ONU para as Migrações (OIM).
Segundo a PF, devido aos bons resultados a operação terá a segunda fase iniciada no dia 1º de abril, com a ampliação dos atendimentos. A lista de documentos necessários a cada atendimento prestado na segunda fase pode ser encontrada na página da PF ou no portal do Acnur.
Por Divulgação