A Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer) promoveu nesta semana um evento em sua sede, junto a ceramistas, prefeitos da região e representantes do Governo do Estado, para anunciar um Termo de Compromisso assinado com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, por meio da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
O objetivo do termo, que está vigente deste 17 de fevereiro, é adotar um plano de contingência visando a melhora da qualidade do ar na região do Polo Cerâmico. Entre as ações previstas, está a mudança logística das rotas de caminhões que transportam argila e também a utilização dos trechos que serão asfaltados em breves de estradas vicinais. “É um avanço muito significativo pois abrange vários elos da cadeia produtiva do setor. São novas ações de mitigação, que tem como objetivo melhorar a qualidade do ar. Isso demonstra o envolvimento da indústria cerâmica no sentido de promover o desenvolvimento sustentável, aliando a geração de renda, empregos e a qualidade de vida”, destacou o diretor de Relações Institucionais da ASPACER Luís Fernando Quilici.
Além das novas ações, o setor industrial cerâmico há anos já vem tomando medidas mitigatórios da poluição do ar, como umectação das estradas, transporte de carga coberta, inovações em processo entre outras medidas.
O secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, que esteve no evento, destacou a importância do compromisso firmado. “Celebramos essa parceria que é fruto de muito debate mas, acima de tudo, de uma busca de um consenso daquilo que é viável e necessário de ser feito visando a qualidade de vida da população e o desenvolvimento”, afirmou.
No evento estiveram presentes o presidente do Conselho Administrativo da Aspacer Valmir Severino Carnevali, Diretor Executivo da ASPACER, Almir Guilherme, os prefeitos de Rio Claro Gustavo Perissinotto, Analândia, Paulo Franceschini, Ipeúna Diego Heron Pinheiro, Santa Gertrudes, Gino da Farmácia, a vice-prefeita de Cordeirópolis Fátima Celim entre outras autoridades locais, ceramistas e empresários do setor cerâmico.
Fotos: Eduardo A. Viana/Aspacer