O município de Rio Claro poderá ganhar um núcleo de difusão de agricultura natural numa parceria da prefeitura de Rio Claro e Fundação Mokiti Okada. Convênio com este objetivo foi assinado na quinta-feira (24) pelo prefeito Gustavo e por Isaac Chagas Leão Ezagui, presidente da fundação.
“Sabemos da seriedade do trabalho desenvolvido pela Fundação Mokiti Okada e dos benefícios ambientais e à qualidade de vida que a prática desta agricultura nos oferece”, afirmou o prefeito Gustavo ao reforçar a posição de apoio do município ao projeto.
O Núcleo de Difusão de Agricultura Natural de Rio Claro será instalado no Horto Municipal de Ajapi e denominado Pedro Partezan, ex-vereador, que foi empresário do ramo agropecuário e transporte e curador da Fundação Mokiti Okada.
Do evento de quinta-feira também participaram o diretor municipal e gestor do projeto, Sérgio Litholdo, o ex-deputado Aldo Demarchi, o responsável pela Fundação Mokiti Okada no interior paulista, Laerte dos Santos Suzuki, o presidente do grupo Korin, Roberto Massao Tateyama, os vereadores Val Demarchi e Serginho Carnevale.
Agricultura natural
O modelo da agricultura natural se baseia nos escritos, experiências e orientações de Mokiti Okada, pensador e espiritualista japonês que elaborou um extenso trabalho abordando assuntos ligados à política, economia, educação, moral, arte, medicina, religião e agricultura. Esta última é considerada como um dos pilares de sustentação da criação de uma nova civilização.
A concepção da agricultura natural se fundamenta em uma perspectiva de recuperar a energia vital original do solo, através do respeito às “Leis da Natureza”. Esta concepção sugere que o pensamento e o sentimento do ser humano exercem grande influência no desenvolvimento das atividades produtivas e consequentemente na qualidade diferenciadas dos alimentos e produtos originados. Mokiti Okada denominou os alimentos dotados dessa qualidade diferenciada como gêneros “de elevada energia vital”.
Foto: Divulgação