Julinho Lopes e Marcos Penido debatem Zona de Amortecimento da Feena

Recolocar a discussão sobre a Zona de Amortecimento da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, a Feena, na pauta do governo paulista. Com este objetivo, o vereador Julinho Lopes esteve em Santa Gertrudes, nesta quarta-feira, 23 de março, onde foi recebido pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido. O encontro aconteceu nas dependências da Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer).
Por meio de ofício, protocolado com o secretário de Estado, Julinho Lopes reivindicou a revisão da legislação vigente da Zona de Amortecimento da Feena. O vereador defende o entendimento de que a preservação ambiental é tão importante quanto o desenvolvimento de espaços para que ocorra em Rio Claro avanços no setor que engloba o turismo regional.
“Os limites em vigência da Zona de Amortecimento precisam ser revistos”, disse Julinho Lopes a Marcos Penido. “Essa revisão vai proporcionar avanços significativos para a Feena que poderá receber recursos à sua manutenção provenientes das atividades a serem realizadas dentro da reserva florestal. Outro ponto importante é evitar a utilização irregular de áreas onde as restrições deverão ser mantidas”, detalhou o vereador ao entregar o ofício.
Marcos Penido destacou a importância do assunto apresentado por Julinho Lopes e confirmou que a pauta será tratada em reunião, em São Paulo, com a sua equipe técnica e comitiva de Rio Claro. “Vamos avançar”, confirmou o secretário de Estado.
Região
A Aspacer recebeu no encontro político da região diversas autoridades. Entre elas, os prefeitos: Gustavo Perissinotto (Rio Claro), Lázaro Noé da Silva (Santa Gertrudes), Diego Heron (Ipeúna) e Paulo Franceschine (Analândia). O governo paulista, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, e a Aspacer anunciaram uma série de ações que visa a recuperação da qualidade do ar na região de Rio Claro. A Mesa Principal foi coordenada por Luís Fernando Quilici, diretor de Relações Institucionais e Governamentais da entidade.
Val Demarchi defende a retomada das cirurgias eletivas no município
Por meio do Requerimento 422/2022, o vereador Val Demarchi (União Brasil) solicita a retomada das cirurgias eletivas – procedimento que não é considerado de urgência – em Rio Claro. A proposta do parlamentar foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal.
Ao justificar o pedido, Val Demarchi observou que a Portaria da Fundação de Saúde de 5.619/2021 determinou a suspensão temporária por 30 dias da realização dos procedimentos cirúrgicos eletivos hospitalares no município. “Este prazo já venceu há muito tempo”, afirma o vereador.
Outro ponto a ser levado em conta, citou o parlamentar, é a melhora do quadro epidemiológico em Rio Claro e a diminuição das internações hospitalares com suspeita ou confirmação de SARS-COV 2 (Covid-19). “Inclusive a Santa Casa local anunciou o fechamento do Covidário”, frisou.
Para Val Demarchi, este momento é o adequado para a retomada dos trabalhos. “Aguardo informações da Fundação Municipal de Saúde (FMS) sobre a quantidade de pessoas que estão na fila de espera de procedimentos eletivos em cada especialidade. Temos de agilizar esses atendimentos”, finalizou o vereador.
Foto: Divulgação