Rio Claro realiza até o próximo dia 28, a campanha de prevenção à tuberculose com ações voltadas à identificação precoce dos casos e orientações à comunidade. Nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família, foi intensificada a busca ativa a pessoas com sintomas de tuberculose.
No decorrer do ano a busca ativa por pessoas que possam ter a doença é realizada na rotina dos serviços de saúde e é intensificada nas campanhas dos meses de março e setembro. O diagnóstico precoce possibilita o início do tratamento, proporcionando melhora na qualidade de vida do paciente e quebra da cadeia de transmissão. A tuberculose é transmitida por vias aéreas superiores, por meio da fala, tosse e espirro de pessoas que convivem com o doente sem tratamento adequado.
A população deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência caso apareçam sinais e sintomas de tuberculose e é de extrema importância que as pessoas que convivem com doentes de tuberculose também sejam avaliadas. Os principais sintomas da tuberculose são tosse persistente, febre baixa, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço fácil, fraqueza e dor no peito.
O tratamento é realizado apenas pela rede pública de saúde e o acesso se dá por meio dos serviços da rede de atenção à saúde da Fundação de Saúde de Rio Claro.
Foto: Divulgação