A retomada da economia, neste momento em que segue a luta contra a Pandemia, como fio condutor para a retomada da geração de empregos e renda. É com este objetivo que a Câmara de Rio Claro sediou nesta sexta-feira, 18 de março, reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento Humano e Econômico do Estado de São Paulo.
A Mesa Principal, coordenada pelo vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Hernani Leonhardt (MDB), contou com as presenças do prefeito de Rio Claro, Gustavo Perissinotto, do prefeito de Ipeúna, Diego Heron, do coordenador da Frente, Cristiano Bueno, gerente da Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (Acirc) Clóvis Delboni, entre outras autoridades.
Ao falar sobre o desenvolvimento econômico, Hernani Leonhardt enfatizou o que avalia como obrigatoriedade dos municípios: investir na capacitação das pessoas. A seu ver, a qualificação profissional está diretamente ligada ao credenciamento da cidade na disputa por novos investimentos. “As empresas acabam migrando para localidades mais desenvolvidas em busca de mão de obra qualificada”, disse o vice-presidente da Câmara de Rio Claro. “Por isso, que sempre digo, não há avanços na economia sem primeiro apoiar o trabalhador, a pessoa que realmente vai estar na linha de frente das produções”, detalhou o parlamentar.
O prefeito Gustavo Perissinotto parabenizou a Câmara de Rio Claro por sediar o que denominou de importante evento para avanços na economia. “O desenvolvimento humano e econômico dos municípios estão diretamente ligados com os mecanismos que geram empregos e renda. Este tipo de encontro possibilita a troca de informações e o acesso a dados atualizados do setor econômico por meio de palestrantes”, disse o prefeito.
Na parte inicial dos trabalhos, no Plenário da Câmara, Hernani Leonhardt, acompanhado dos vereadores Geraldo Voluntário (MDB) e Adriano La Torre (Progressistas), fez a entrega de Moção à Acirc pelos os seus 100 anos de atividades em Rio Claro. “É uma instituição centenária que merece todo o respeito desta Casa de Leis”, afirmou o vice-presidente da Câmara de Rio Claro.
O evento também teve o apoio da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP), da Associação dos Municípios de Pequeno Porte do Estado de São Paulo (AMPPESP), de associações comerciais e Câmaras de Comércio. As palestras foram as seguintes:
Soluções Tecnológicas para Segurança Pública – Empresa Bulke
Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD – EMBRASI – Dr. Miqueias Micheletti
Cartão Accredito – FACESP
Revisão Fiscal Tributária – Empresa EMS Project – Vitor Daniel
Os desafios do Marco Legal do Saneamento Básico – Empresa SABBA – Germano Campos
Comportamento Organizacional – Professor Luciano Ramalho
Marketing do Êxito – Wendel Domus
Economia Solidária – Daiani Lima
Como ter um polo Univesp em seu município – Professor Rodolfo Jardim de Azevedo – Presidente da Univesp
Regularização Fundiária Urbana (Lei nº 13.465/17) – Dr. Carlos Cesar Pinheiro
A importância da mulher na política – Alessandra Algarin
Eleições 2022 – Dr. Amilton Augusto
Foto: Divulgação