A Polícia Militar Ambiental esclarece e orientar acerca de vídeo que circula em grupos de Whatsapp e outras mídias sociais em que um felino provavelmente da espécie “Puma concolor” (popularmente conhecido como “Suçuarana” ou “onça parda”) aparece “transitando” nas proximidades da FEENA (Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade) no município de Rio Claro.
Segundo a corporação, tal fenômeno vem ocorrendo com certa frequência em vários municípios e um dos motivos pode ser a invasão do homem ao habitat natural do animal, por meio da expansão da malha viária e a supressão de matas nativas, forçando os animais a buscarem alimento nas cidades.
A Polícia Militar Ambiental orienta às pessoas que ao visualizar esse tipo de felino na área urbana que evite qualquer tipo de aproximação e contato, mesmo sabendo que os ataques ao homem são raros, pois a tendência da onça é fugir e se esconder.
A Polícia Ambiental alerta sobre os devidos cuidados para evitar os atropelamentos em estradas e rodovias próximas às matas onde possa haver incidência desses animais, destacando ainda que sua captura ou abate pode configurar infração administrativa e crime ambiental.
Orienta ainda que na remota hipótese de acuamento desse animal na área urbana em que possa oferecer de fato risco à integridade das pessoas e o próprio animal apresentar-se em situação de risco, que seja acionado o Corpo de Bombeiros bem como a própria Polícia Militar Ambiental para sua devida captura e destinação.
A Polícia Militar Ambiental concita a todos que colaborem para a preservação dessa importante espécie da fauna nativa brasileira.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação