Falta muito pouco para o Rio Claro FC assegurar a classificação à fase quartas de final do Campeonato Paulista da Série A2. Apesar da derrota no último domingo (13) diante do CA Monte Azul, fora de casa, por 2×1, a situação do Azulão ainda é confortável. A equipe ocupa o 6º. lugar com 20 pontos ganhos. E precisa de uma vitória na 15ª. e última rodada da 1ª. fase, no próximo sábado (19), quando receberá o desesperado Taubaté, que luta para fugir do rebaixamento.
Justamente nesse detalhe, reside a preocupação para o torcedor rioclarista. A exemplo do Monte Azul, que tirou 3 pontos do Rio Claro FC, e escapou do rebaixamento, o Taubaté vem a Rio Claro com o mesmo objetivo.
Será preciso uma boa estratégia, e muita atenção dos comandados de Alberto Félix, para evitar surpresa desagradável e garantir a classificação do time rioclarista.
Na derrota para o Monte Azul, o Rio Claro FC não pode contar com dois titulares de seu ataque, Adriano Paulista e Jair. Mesmo assim, a equipe teve uma boa atuação e perdeu o jogo nos detalhes.
O primeiro gol do adversário, saiu de uma bola lançada na área do Azulão. Adiantado, o zagueiro Cezane, ganhou a disputa pelo alto com os zagueiros rioclaristas e colocou a bola fora do alcance do goleiro Victor Golas.
O gol sofrido já ao final do primeiro tempo, exigiu uma marcação mais adiantada do Azulão sobre o adversário.
Na volta para a segunda etapa, o Rio Claro FC marcou presença no ataque, desde o início, e de tanto insistir, o cruzamento de Jadson encontrou o lateral Raul livre no segundo pau, que, bem posicionado, também de cabeça, igualou o placar, aos 21 minutos.
O jogo seguiu equilibrado, com o Monte Azul lançando-se ao ataque, mas, sempre parando no sistema defensivo do Azulão, que, ao recuperar a posse de bola, construía bem as jogadas no meio-campo, mas falhava nas finalizações.
Aos 36 da etapa final, aconteceu o momento mais bonito do jogo, quando João Guilherme, do Monte Azul, foi lançado na linha do fundo, pela direita e cruzou. João Celeri, dentro da área, ajeitou para Romeu que chegou batendo de primeira, forte, no alto e venceu o goleiro Victor Golas.
Em desvantagem no placar, o Rio Claro FC ainda tentou, mas não conseguiu chegar ao empate. Final de jogo: Monte Azul 2 x 1 Rio Claro FC.
O Rio Claro FC atuou com: Victor Golas, Raul, Sueliton, Juan Sosa e Alysson (Fernando). Magno, Elias Ceará (Nathan), Cesinha e Peixoto. Thiago Rubim e Gleydson (Jadson). Técnico: Alberto Félix.
Na 15ª. e última rodada da primeira fase, o Rio Claro FC jogará contra o EC Taubaté, no próximo sábado (19), às 15 horas, no estádio Dr. Augusto Schmidt Filho, o Schmidtão. Uma vitória por qualquer placar garante o Azulão na próxima fase, sem depender de outros resultados. Até um empate serve para o Azulão, desde que o Lemense, 9º. colocado não vença o Linense por goleada, a partida que será disputada em Leme.
Colaboração Geraldo José Costa Jr. / Foto: Divulgação