Nos dias de hoje, dificilmente encontramos uma pessoa que nunca tenha precisado dos serviços da Polícia Militar por meio do telefone 190. Desde uma simples orientação até um pedido de socorro na ocorrência de um desastre, a linha telefônica de emergência da Polícia Militar está disponível a toda comunidade, dia e noite, gratuitamente. Por sua vez, os usuários também colaboram com a Instituição na medida em que revelam informações sobre a ocorrência de delitos e a localização de criminosos, tonando-se o ponto de partida para inúmeras prisões em flagrante. O sistema de atendimento 190 permite também reposicionar as estratégias de combate à criminalidade, pois muitas ligações contribuem para o mapeamento das áreas de interesse da segurança púbica. Visto se tratar de um canal de comunicação eficaz com a comunidade, não apenas para o atendimento emergencial, mas também para captar necessidades, o telefone 190 não pode ser utilizado de maneira irresponsável, como, por exemplo, na prática de trote, uma conduta criminosa que deve ser sempre combatida.
Pontos importantes:
- O telefone de emergência 190 somente deve ser utilizado quando houver necessidade de intervenção policial.
- Deve ser fornecido o endereço e um ponto de referência onde a viatura deve comparecer.
- As perguntas do policial militar que estiver atendendo devem ser respondidas com calma.
- O telefone 190 não deve ser utilizado para brincadeira, pois esse tipo de chamada pode congestionar a linha e prejudicar o atendimento a quem realmente precisa.
É importante que você registre as ocorrências, para que haja o mapeamento da criminalidade e direcionamento do policiamento. Lembre-se sempre: A prevenção é a melhor ferramenta.
“NO TRÂNSITO, SUA RESPONSABILIDADE SALVA VIDAS”.
Nunca reaja! o maior patrimônio é a sua vida e a de seus entes queridos
Conte sempre com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, 190 anos protegendo a sociedade.
Em caso de emergência ligue 190 ou disque – denúncia 181 – Polícia Militar
Acessem nossas redes sociais:
- Instagram: @trigesimosetimobpmi
- Facebook: Trigésimo Sétimo Bpmi Pmesp
- Twitter: @37BPMI
- #POLICIAMILITARSP
- #AFORÇAPÚBLICADESÃOPAULO
- Comunicação Social do 37°BPM/I
“Nós, Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e Dignidade da Pessoa Humana”
Foto: Divulgação