GCM participa de 1º Encontro Regional de Guardas Civis Femininas
No dia 8 de março, foi realizado o 1º Encontro Regional de Guardas Civis Femininas no município de Serrana/SP. A Guarda Civil Municipal de Rio Claro esteve presente no evento representada pela Comandante Joelma Borges de Assunção da Silva, acompanhada de 8 guardas. O evento contou com 180 participantes de 20 cidades do Estado de São Paulo. Além da Guarda de Serrana, anfitriã do evento, Rio Claro, São Paulo, Cajuru, Mogi Guaçu, São Carlos, Embu das Artes, São Vicente, Ribeirão Preto, Monte Mor, Bebedouro, Vinhedo, Batatais, Sertãozinho, Campinas, Paulínia, Santa Bárbara d’Oeste, Americana, Itapevi, Conchal e Guarulhos estiveram presentes no encontro. Foi oferecido café da manhã, um delicioso almoço e café da tarde. A Comandante da GCM de Serrana Rita de Cássia, o Diretor de Segurança Pública Fred Vilela, a Assistente Social Kelara e o Dep. Federal Coronel Tadeu Costa fizeram a abertura do encontro na presença do Prefeito de Serrana Leonardo Capitelli, e na sequência foram iniciadas as palestras com a Assistente Social Prof. Vânia Claudia Spoti Caran, falando sobre a mulher na segurança pública e sua representatividade histórica; a Dep. Estadual Letícia Aguiar, falando sobre a importância da GCM na segurança pública e na atuação Maria da Penha; a Pedagoga Adria Bezerra, falando sobre Violência Doméstica/Maria da Penha; a Pedagoga rio-clarense e faixa preta em judô Simone Pessoa falando sobre a arte da guerra para mulheres; a Vice-Prefeita Leila Gusmão, falando da importância da mulher na liderança. No intervalo das palestras, foram realizados sorteio de brindes patrocinados pelos lojistas de Serrana. Ao final, foi aberto espaço para as GCMF´s falarem e trocarem experiências. E finalizando o evento foi realizado uma carreata com as viaturas das Guardas Civis participantes.
Canil da GCM registra ato infracional por tráfico no Jardim Araucária
Na manhã de quarta-feira (9), os integrantes da viatura 4,5418 Equipe Canil da Guarda Civil, em patrulhamento pela Rua 3 com Av. 70, no Jardim Araucária, local conhecido pela venda de entorpecentes, avistaram um adolescente agachado mexendo no mato, o qual ao perceber a presença da viatura tentou se evadir, mas foi alcançado e abordado. Em busca pessoal, a equipe não encontrou nada de ilícito, porém ao realizarem uma busca pelo local onde se encontrava o menor, foram localizados 90 microtubos contendo substância análoga a cocaína. O adolescente de 17 anos de idade, ao ser questionado quanto aos entorpecentes, informou que estava vendendo as drogas, pois tinha uma dívida a ser paga. Diante do fato, o menor foi conduzido ao Plantão Policial, onde foi ouvido e liberado para sua genitora. Os 90 microtubos com entorpecentes foram apreendidos depois de contabilizados em 78 gramas da substância.
Traficante é preso pelo canil da GCM no São Miguel
Na noite de quarta-feira (9), a Equipe do Canil da Guarda Civil em patrulhamento pela Av.68-A com Rua 9-A, no São Miguel, local conhecido pela de venda de entorpecentes, avistaram um indivíduo parado, que ao perceber a aproximação da viatura tentou disfarçar, levantando fundada suspeita. O indivíduo foi abordado e nada de ilícito foi encontrado com ele, entretanto com o auxílio do cão farejador a equipe localizou a cerca de 5 metros do local da abordagem, um pacote com 10 microtubos contendo substância análoga a cocaína e 5 porções aparentando ser maconha que estavam escondidas em um encanamento. O indivíduo foi indagado a respeito do entorpecente e relatou que estava vendendo as drogas e que inclusive havia mais em seu veículo. Os GCMs vistoriaram o veículo e encontraram mais 38 microtubos idênticos aos encontrados no encanamento. O indivíduo recebeu voz de prisão por em tese ter cometido o crime de tráfico de entorpecente, onde foi conduzido ao Plantão Policial e a autoridade registrou o flagrante encaminhando o mesmo ao setor carcerário, ficando à disposição da justiça. Os entorpecentes e o veículo foram apreendidos.
Foto: Divulgação