Os alunos da Escola Municipal Theodoro Paulo Koelle, no Jardim da Nações, tiveram nessa quinta-feira, a primeira oficina do Programa Educativo Cultural Artístico – Robótica nas Escolas, com o tema Sucata – Coleta e Reciclagem.
Apesar de todo o conteúdo já abordado sobre esse assunto, a reciclagem ainda parece ser um assunto distante para a maioria das pessoas. Na primeira oficina, foram utilizadas animações para exemplificar o que é sucata e como deve ser feita a separação e o manuseio. “Sucata é todo material que perde a função depois de ser utilizado, como a embalagem plástica da margarina, tampas de produtos, talheres descartáveis, embalagens de lanches, lacres da latas, tecidos, caixas de papelão como as de creme dental, embalagem vazia do óleo de cozinha, rolo de papel higiênico, jornais e revistas, fios e muito mais”, diz Ceres Arantes, educadora do projeto.
Apesar da denominação “lixo doméstico”, os alunos entenderam que mesmo fora de casa, toda sucata gerada leva esse nome. “Até o papel de bala é um lixo e precisa ser colocado no lugar certo mesmo que eu não esteja em casa”, disse Rafael, um dos participantes.
O objetivo é transformar o lixo em algo novo através da reciclagem. “É muito rápido separar o lixo e isso contribui de forma significativa para o meio ambiente”. E mesmo quem já pratica pode estar cometendo algumas gafes, como por exemplo, não separar o lixo orgânico como os restos de comida, dos não orgânicos. Outra dica é sempre limpar as embalagens antes de descartar.
Ao final da oficina, os alunos foram convidados a separar o lixo doméstico e iniciar a escolha dos itens que serão utilizados nas aulas de robótica. A partir das próximas oficinas eles serão convidados a criar um projeto de robô a partir da sucata.
O Programa Educativo Cultural Artístico – Robótica nas Escolas é um projeto da Whirlpool Corporation em parceria com a NTICS Projetos e vai atender em Rio Claro, 300 alunos da Rede Pública de Ensino e educadores.
Foto: Divulgação